Os vereadores e o prefeito eleitos para 2013 em Franca (SP) foram empossados nesta terça-feira (1º). A cerimônia – presidida pela vereadora mais votada nas eleições municipais, Valeria Marson (PSDB) – marcou o início do mandato dos 15 legisladores e do novo chefe do Executivo, Alexandre Ferreira (PSDB), com seu vice, Fernando Baldochi (PMDB).
Terminada a posse dos políticos, teve início a primeira sessão do ano, que confirmou como presidente da Câmara o vereador reeleito José Eurípedes Jépy Pereira (PSDB), cujo nome já tinha sido antecipado. Além disso, foram nomeados para a Mesa Diretora da Casa os parlamentares Marco Antônio Garcia (PPS), como vice-presidente; Luiz Carlos Vergarra Pereira (PSB), de 1º secretário; e Márcio César de Souza (PT), como 2º secretário.
Após o evento, Ferreira participou de uma cerimônia ao meio-dia no Teatro Municipal, onde recebeu a faixa de prefeito do correligionário Sidnei Franco da Rocha e anunciou os ocupantes do secretariado municipal pelos próximos quatro anos.
Novo prefeito
Com um discurso em defesa da continuidade dos projetos de Sidnei Franco da Rocha, Alexandre Ferreira foi eleito no segundo turno com 95.267 votos, o equivalente a 57,98% dos votos válidos. Sua oponente Graciela Ambrósio (PP) obteve 67.589 votos, correspondente a 42,32%.
Médico veterinário e professor universitário natural de Ribeirão Preto (SP), Alexandre Ferreira, de 44 anos, é funcionário público há cerca de 20 anos em Franca e disputou o cargo do Executivo pela primeira vez. Antes de concorrer às eleições, foi secretário da Saúde e de Desenvolvimento na gestão do atual prefeito Sidnei Rocha. É filiado ao PSDB desde 2011.
Câmara renovada
A composição da Câmara de Franca a partir de 2013 contará com 11 novos parlamentares. Dos 15 vereadores do mandato anterior, apenas quatro conseguiram reeleger-se: Jépy Pereira (PSDB), Pastor Otávio (PTB), Bahia (PTB) e Laercinho (PP). Dos eleitos, a vereadora que recebeu mais votos foi Valéria Marson (PSDB), com 5.604. O partido do prefeito, PSDB, é a legenda que terá o maior número de representantes, com quatro parlamentares.