Início Bancada Aloysio quer auditoria na Caixa sobre uso de FGTS

Aloysio quer auditoria na Caixa sobre uso de FGTS

Líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), apresentou nesta segunda (10) requerimento à Secretaria Geral da Mesa para que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize auditoria na Caixa Econômica Federal para averiguar como estão sendo utilizados os recursos na carteira de investimento do Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS).

Em sua justificativa, Aloysio disse que a revista Exame denunciou que a Caixa Econômica utiliza o FGTS para fazer investimentos diversificados e sem transparência. “É preciso saber como são tomadas essas decisões de investimento. Uma das críticas a este fundo administrado pela Caixa é justamente a falta de transparência”.

O tucano lembrou que as aquisições do FI-FGTS são propostas pela Caixa a um comitê de investimentos formado por 12 membros, encarregados de aprovar os projetos contemplados. “Sua composição é mais política do que técnica”, disparou.

Aloysio também quer que o TCU investigue se os empréstimos são de interesse público e comprometem a rentabilidade do patrimônio dos trabalhadores.

Fazenda

O líder tucano também solicitou informações ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a carteira de investimentos do FI-FGTS. Ele quer a lista completa de todos os beneficiários de empréstimos deste fundo desde sua criação, incluindo o valor tomado e a taxa de remuneração cobrada.

Artigo anteriorEleição adiantará votação de projetos, diz Samuel Moreira
Próximo artigoJustiça proíbe que Prefeitura de São Paulo doe terreno ao Instituto Lula