O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) criticou em Plenário, nesta segunda-feira, 4, a mensagem presidencial encaminhada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional. Em sua avaliação, o texto apenas reiterou uma série de compromissos feitos pelo governo federal nos dois anos anteriores.
“A constatação é de que o Brasil, descrito pela presidente Dilma Rousseff em sua mensagem, naquilo que diz respeito a ação do governo, é um mundo de fantasia”, avaliou.
Aloysio Nunes discordou especialmente da análise que Dilma faz, na mensagem, da situação econômica do país. Segundo ele, o Brasil não tem de modo nenhum apresentado um crescimento econômico “consistente”, como defendido pelo governo, mas sim um desempenho “absolutamente pífio”, abaixo da média dos vizinhos sul americanos.
O parlamentar criticou também a afirmação de Dilma de que a inflação está sob controle.
“A inflação está se mantendo dentro da meta, mas pronta para escapulir da meta. Distante a muito tempo do centro da meta”, afirmou.
Aloysio Nunes chamou a atenção ainda para o “péssimo” desempenho da administração federal na execução do Orçamento da União. De acordo com o senador, tal desempenho ruim pode ser verificado, por exemplo, pelo acúmulo de restos a pagar, dotações orçamentárias que não são efetivamente realizadas em determinado ano.
Agência Senado