Início Eleições 2012 Alunos da Educação Infantil de Barretos receberão assistência fonoaudióloga

Alunos da Educação Infantil de Barretos receberão assistência fonoaudióloga

Uma parceria firmada na manhã de quarta feira, 28 de agosto/13, entre a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer e os profissionais do Centro de Reabilitação Solange Lana Ávila, irá proporcionar aos alunos da Educação Infantil de Barretos a oportunidade de receberem avaliações e assistências fonoaudiólogas.

Este trabalho consiste em realizar junto aos alunos um pré diagnostico sobre as eventuais dificuldades apresentadas por eles e que venham a atrapalhar o desenvolvimento na aprendizagem, facilitando também os trabalhos voltados a sanar estes problemas diagnosticados tardiamente, fazendo com que o aluno alcance o ensino fundamental com queixas e fala de linguagem que já deveriam ter sido superadas.

O Fonoaudiólogo tem como competência profissional identificar os distúrbios de comunicação humana (voz, fala, linguagem, audição, órgãos fonoarticulatorios) e funções neurovegetativas, como mastigação, sucção, degustação e respiração.

Desta forma a Secretaria e o Centro de Reabilitação atuarão na prevenção de questões relacionadas a comunicação oral, escrita, voz e audição dos alunos da rede de Educação Infantil, realizando assim uma melhor participação nos aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos, destacando que a atuação do fonoaudiólogo na escola não tem caráter clinico/terapêutico, e sim de estimulação precoce e prevenção.

Segundo informou o Secretário de Educação, Aparecido Donizete Alves Cipriano os trabalhos terão o seu inicio nos próximos dias, sendo a principio realizado pelo período de 90 dias no CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Abdala Medhe Rezeck, e se estendendo a toda rede a partir do ano que vem. “Este trabalho de disponibilizar profissionais de fonoaudiologia para os alunos da Educação Infantil é um compromisso do prefeito Guilherme de Ávila com a população ainda na época de campanha e que agora efetivamente começa a ser colocado em pratica, não nos deixando duvidas de que muitos dos nossos alunos que carecem deste acompanhamento serão beneficiados seja com o pré diagnostico ou com mais conhecimento sobre como proceder nos estudos caso já tenha sido detectado algum problema desta natureza”, afirmou Cipriano.

A supervisora geral de Educação Infantil, Angélica Perassoli, destacou que Inicialmente os educadores e em seguida os professores, que atuam na Educação Infantil também receberão orientações da equipe de fonoaudiólogos do Centro de Reabilitação. “Eles serão fundamentais na identificação dos alunos que necessitam de um melhor cuidado neste aspecto”, ressalta.

Artigo anterior“Cultura em Ação” atrai mil pessoas em Ferraz de Vasconcelos
Próximo artigoSantos ganha instituição para recuperação de dependentes químicos