Início Bancada Alvaro Dias critica condução da economia e cobra reformas

Alvaro Dias critica condução da economia e cobra reformas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (1º) os dados referentes aos resultados da economia brasileira em 2012, e apesar de os analistas e consultores do mercado já esperarem um baixo crescimento, o mau desempenho foi considerado pior do que era previsto. De acordo com o IBGE, no ano passado, a economia do País registrou expansão de apenas 0,9% em relação a 2011 – o pior resultado desde 2009 quando, afetado pela crise internacional, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encolheu 0,3%. O resultado atual do PIB, que mede a soma das riquezas produzidas no Brasil, ficou abaixo também do previsto no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do PIB, que cresceu 1,35% em 2012.

Diante do baixo resultado do PIB, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR),em entrevista à rádio CBN, criticou a forma como o governo vem conduzindo a economia. O parlamentar afirmou que a presidente Dilma está pagando o preço de não liderar, desde que assumiu, a aprovação no Congresso das reformas necessárias para o País crescer.

“É bom verificar que desde o Plano Real que não se muda nada, o governo do PT não promove qualquer reforma, que permanecem apenas no papel, e com isso a economia está patinando. A verdade é que o barco da economia brasileira está à deriva, e em meio a isso, verificamos nos últimos dias pronunciamentos desencontrados da equipe de Dilma, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não se entendendo com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Por esse motivo, apresentamos requerimento convidando o ministro para vir ao Senado a fim de debatermos os problemas da nossa economia”, afirmou o senador do PSDB do Paraná.

O requerimento do senador Alvaro Dias, de convite ao ministro Guido Mantega, deve ser votado na próxima terça-feira (5), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Artigo anteriorO humor da Dilma
Próximo artigoA gestão da iluminação pública