O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias, ressaltou o absurdo explícito da ligação entre Lula e Marcos Valério. “Lula é citado como advogado de defesa de Marcos Valério pelo próprio. Esse não é o papel de um ex-presidente. Com isso, fica cada vez mais evidente esse relacionamento promíscuo”, destacou o senador.
De acordo com reportagem da revista Veja, Paulo Okamotto, braço direito de Lula, admitiu ter se encontrado algumas vezes com o publicitário Marcos Valério.
“Em maio, ele fez chegar à cúpula do PT uma ameaça: estava decidido a procurar o Ministério Público para revelar detalhes de suas conversas com Lula em Brasília. O ex-presidente sempre negou a existência de qualquer vínculo entre ele e o operador do mensalão”, diz trecho da reportagem. A missão de Okamotto seria “acalmar” Valério.
O senador Alvaro Dias também destacou, em seu blog, que os petistas estão preocupados, porque diante da ameaça de condenação no julgamento pelo STF, alguns réus começam a expor as divergências sobre as versões para o mensalão. O Líder do PSDB lembra que o jornal O Globo, por exemplo, antecipa que a defesa do presidente do PTB, Roberto Jefferson, que deflagrou o escândalo ao revelar à Nação a ação do governo para cooptar aliados no Congresso, vai centrar fogo no ex-presidente Lula.
Segundo reportagem de O Globo, o advogado de Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, dirá que Lula não só sabia da existência de todo o esquema como “ordenou” sua execução. “Não é possível acusar os empregados e deixar o patrão de fora”, acrescenta o advogado.
Assessoria de Imprensa do Diretório Nacional do PSDB



