Início Destaque Lateral Home Americana lança campanha contra abuso de crianças

Americana lança campanha contra abuso de crianças

Diego de Nadai, prefeito de Americana

Em consonância com a proposta nacional, a Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Americana lançou na manhã desta nesta sexta-feira (17/5) a Campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças” para combater a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. “O governo do prefeito Diego De Nadai tem dado prioridade e atenção especial ao atendimento à criança e ao adolescente em nosso município. A união de esforços da Secretaria de Ação Social, secretarias, conselhos municipais, autoridades e sociedade civil é de fundamental importância para o sucesso desta campanha, que deve ser permanente”, disse o chefe de Gabinete, Téo Feola, que representou o prefeito na solenidade de lançamento realizada no Villa Americana.

Talitha De Nadai, secretária de Ação Social e Desenvolvimento Humano, reafirmou o compromisso de Americana na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Americana vai participar das mobilizações em torno da data de 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes), intensificando ações e a divulgação para a conscientização de toda a sociedade. O município desenvolve todo um trabalho para preservar os direitos das crianças, possui políticas públicas e conselhos municipais atuantes e sempre foi meta do prefeito Diego De Nadai, como prefeito Amigo da Criança, priorizar esse atendimento”, disse Talitha.

Como parte das ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, Talitha anunciou a realização do Seminário sobre “Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, em parceria com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS). O evento será promovido no dia 22 de maio (quarta-feira), das 9 às 16h30, o no plenário da Câmara Municipal.

“É uma das ações que realizaremos para trazer o tema para o debate em sociedade por meio do Seminário. Não vamos medir esforços para combater a violência contra a criança e adolescente. Proteger os direitos das crianças e adolescentes é nosso papel e um trabalho de toda a sociedade”, disse a secretária de Ação Social.

Representado a Câmara Municipal, o vereador Pedro Peol parabenizou as diversas iniciativas da Administração Municipal para melhorar a qualidade de vida da população e disse que todos os vereadores estão à disposição para colaborar com mais este trabalho em prol das crianças e dos adolescentes.

O compromisso com a luta pelo enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município também foi reiterado pelo presidente do CMDCA, João Tavares, pela coordenadora do Conselho Tutelar, Rebeca Adamary São Felice, pela coordenadora do CREAS, Elaine Frizsons Bonin, secretários municipais e demais representantes de conselhos municipais.

Seminário vai abordar desafios para o enfrentamento das violências

O Seminário vai abordar os temas “O desafio da construção de redes locais para o enfrentamento das violências” e “Reconhecimento das violências, tipos de violência e sequelas na vida das crianças e adolescentes”. O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A secretária de Ação Social ressaltou a importância da discussão do tema para a conscientização da sociedade. “É preciso discutir o tema em sociedade, com a participação da população, educadores, profissionais da rede, Poder Público e autoridades para a garantia dos direitos humanos das crianças e adolescentes. Há diversos tipos de violência cometidos contra a criança e adolescente e temos a responsabilidade de assegurar os seus direitos e impedir que eles sejam violados”.

No dia 18 de maio de 2000 foi instituído, pela lei federal nº 9.970, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Da Prefeitura de Americana 

Artigo anteriorFT diz que sensação de bem-estar no Brasil é ‘fachada’ e critica estilo ‘mandão’ de Dilma
Próximo artigoPronunciamento de Aécio Neves, presidente do PSDB