Início Notícias do PSDB Anastasia é eleito relator da Comissão do Impeachment

Anastasia é eleito relator da Comissão do Impeachment

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi eleito nesta terça-feira (26) relator da Comissão Especial encarregada de analisar a admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Ele foi indicado pelo bloco parlamentar da Oposição (PSDB-DEM-PV).

Antes, o indicado pelo PMDB, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), foi eleito por aclamação presidente da Comissão Especial do Impeachment. Em discurso de posse, Lira agradeceu a confiança dos demais senadores e pediu a todos tranquilidade ao longo do trabalho na comissão.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, cumprimentou Anastasia pela escolha.

Clique AQUI para acessar o plano de trabalho apresentado pelo senador Anastasia.

Currículo

Antonio Anastasia foi eleito por Minas Gerais, em 2014, com mais de 5 milhões de votos. Em 2015, seu primeiro ano de atuação na Casa, foi destacado pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um dos “Cabeças do Congresso Nacional”, importante ‘formulador’ e ‘articulador’. Os Cabeças do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo protagonismo no processo legislativo, capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. “É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”, explica o Departamento.

Anastasia é membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), da Comissão Especial para o Aprimoramento do Pacto Federativo (CEAPF) e da Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN), além de integrante da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Servidor de carreira da Fundação João Pinheiro, em Minas Gerais, é bacharel e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição da qual também é professor licenciado de Direito Administrativo. Foi governador do Estado no período 2010/2014, secretário de Estado em Minas Gerais nos Governos de Hélio Garcia e Aécio Neves. No Governo Federal, na década de 1990, foi secretário executivo dos Ministérios da Justiça e do Trabalho.

Formulador do conhecido Choque de Gestão, é hoje um dos mais reconhecidos gestores públicos do País. Anastasia é um dos principais defensores de um novo Pacto Federativo, que dê mais autonomia e recursos para que Estados e Municípios possam enfrentar seus desafios, com a oferta de serviços públicos de melhor qualidade.

Com informações da Agência Senado e assessoria do senador

Artigo anteriorGoverno de SP vai avaliar desempenho dos hospitais conveniados ao SUS
Próximo artigoSANTOS