Início Destaque Lateral Home Aplicativo WhatsApp agiliza atendimento pré-hospitalar de pacientes em SP

Aplicativo WhatsApp agiliza atendimento pré-hospitalar de pacientes em SP

Agora, médicos e enfermeiros do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências) são acionados via WhatsApp, aplicativo de mensagens de texto via internet. A iniciativa visa reduzir o tempo utilizado na habitual chamada telefônica dos profissionais, acelerando a chegada deles no local da ocorrência.

Com o aplicativo, médicos e enfermeiros são avisados simultaneamente, economizando tempo e acelerando o processo de mobilização dos profissionais para o atendimento de urgência nas ruas de São Paulo. Além disso, um único “ok” de cada membro permite que o chefe de plantão saiba imediatamente quem está disponível.

Foram criados três grupos diferentes: um para chamada e recrutamento dos profissionais disponíveis, outro pelo qual os médicos e enfermeiros podem conversar para trocar informações sobre a ocorrência sem congestionar ou tirar o foco do aviso e um terceiro para desmobilização da equipe.

Referência
O Grau é referência em resgate médico e atendimento a desastres. A “tropa de elite” da Secretaria esteve presente em tragédias históricas, como a explosão do Osasco Plaza Shopping (1996), queda do teto da Igreja Renascer, quedas das aeronaves da TAM (1996), Gol (2006) e a dos Mamonas Assassinas (1996), além das enchentes que atingiram Santa Catarina (2008), São Luiz do Paraitinga, no interior paulista (2010) e Alagoas (2010). O acionamento do Grau é feito pelo telefone 193, Central de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom).

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorCarlos Sampaio
Próximo artigoIdeias correspondem aos valores da social democracia, diz Aloysio Nunes