Início Notícias do PSDB Apoio popular à condenação de réus do mensalão reforça desejo por fim...

Apoio popular à condenação de réus do mensalão reforça desejo por fim da impunidade

Os deputados Nilson Leitão (MT) e Walter Feldman (SP) afirmaram nesta segunda-feira, 13 de agosto, que o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) será um divisor de águas para a Justiça brasileira. Na avaliação dos parlamentares, a Corte tem a chance de provar para a opinião pública que a impunidade não será mais aceita.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada no domingo, 12, 83% dos entrevistados acreditam que o mensalão existiu e foi baseado na compra de apoio parlamentar mediante pagamento de propina, como sustentou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Apesar de a maioria dos entrevistados torcer pela condenação dos réus, são poucos os que acreditam que isso acontecerá.

Para os deputados, a população está desacreditada na Justiça. Por se tratar de um julgamento em que muitos réus são políticos, o descrédito, segundo eles, é ainda maior. Apesar de 73% das pessoas ouvidas pelo Datafolha torcerem para que os acusados sejam mandados para a cadeia, apenas 11% acham que isso acontecerá. Só 5% torcem para que sejam inocentados, mas 43% desconfiam que esse será o resultado do julgamento.

Mesmo diante desse quadro, os parlamentares esperam que o STF dê uma resposta contra a impunidade. Nilson Leitão acredita que o sentimento da sociedade não se refira apenas ao mensalão, mas seja um reflexo do descontentamento gerado por uma onda de corrupção que tomou conta do país nos últimos anos.

“O que vemos é corrupção e impunidade e a população está cética em relação ao assunto, mas acredito que esse julgamento será um divisor de águas. Confio que o STF dará uma resposta de alento, separando o que era o Brasil da impunidade de um novo Brasil com punição para quem precisa”, destacou, ao ressaltar que as pessoas se sentem desprotegidas e impotentes diante de atos, não só do Judiciário, mas também do Executivo e do Legislativo.

Walter Feldman concorda que o julgamento será um marco para a Justiça. “O sentimento da população hoje é de que há um alto teor de impunidade particularmente na área voltada para os crimes de colarinho branco ou que envolvam políticos”, afirmou. “Esperamos que o julgamento do mensalão dê uma demonstração de que a história começa a mudar”, completou.

De acordo com o deputado, o levantamento revela que as pessoas esperam ver apenas uma repetição de fatos já vivenciados. “A população teve essa informação a vida inteira e por isso não acredita que com o mensalão seja diferente. O que vemos é um reflexo da experiência histórica de que os políticos são tratados de forma superior e diferente”.

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), também torce por punições exemplares aos réus. “Há uma crise geral de confiança nas instituições, e isso inclui a Justiça no Brasil. A ideia de punição é cada vez mais remota. Será didático se, no fim desse processo, alguém for realmente punido”, afirmou em entrevista à “Folha”.

Do PSDB na Câmara

Artigo anteriorMemorial da Inclusão exibe fotos feitas por deficientes visuais
Próximo artigoJoaquim Barbosa inicia hoje leitura do voto