Início Notícias do PSDB Aprovado projeto relatado por Aloysio Nunes que isenta alunos carentes do pagamento...

Aprovado projeto relatado por Aloysio Nunes que isenta alunos carentes do pagamento da taxa de vestibular

Fonte: Liderança do PSDB no Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado aprovou, nesta terça-feira (14.02), um projeto de lei, relatado pelo senador Aloysio Nunes(PSDB/SP), que libera estudantes de  famílias pobres, que recebem benefícios de programas sociais, de pagar taxas de inscrição nos processos seletivos de ingresso em cursos de instituições federais de educação superior. A cobrança de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingresso em instituições federais de ensino superior pode reduzir a procura dos cursos oferecidos, salientou Aloysio Nunes.

“As taxas de inscrição impedem a realização do direito de acesso às oportunidades educacionais, diminuindo, em consequência, a democratização da educação superior”, enfatizou.

Aloysio apresentou uma subemenda que assegura  isenção total das taxas para o candidato que comprovar, cumulativamente, ser membro de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola privada; e possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo. Ainda de acordo com a subemenda do senador tucano a  isenção poderá ser concedida também ao estudante membro de família que receba benefício de prestação continuada da Assistência Social. O projeto é oriundo da Câmara (PLC 62/11) e seguirá agora para ser votada em caráter terminativo na Comissão de assuntos Econômicos.

O senador Cyro Miranda (PSDB/GO) elogiou o relatório do colega do PSDB. “Ele deixou claro quem terá direito à isenção das taxas”, pontuou Cyro Miranda.

Eduardo Mota – Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

 

Artigo anteriorInvestir nas favelas e periferias
Próximo artigoGoverno investe R$ 21 milhões para modernizar frota do Detran.SP