A Comissão de Relações Exteriores aprovou, nesta quinta-feira (25/05), requerimento apresentado pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR) para que o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano Talavera, venha ao Senado dar informações sobre a situação dos torcedores brasileiros mantidos presos naquele país há dois meses. O senador também deseja obter do embaixador esclarecimentos sobre a maneira como o governo boliviano vem tratando a questão dos brasileiros, que são acusados de terem participado da morte de um jovem torcedor boliviano durante jogo de futebol na cidade de Oruro.
Para o senador Alvaro Dias, as intervenções do governo brasileiro em defesa de dos torcedores pareceram, até o momento, pouco eficazes para solucionar o problema. “O próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já esteve na Bolívia para tratar do assunto, ocasião em que, a nosso ver, foi destratado pela cúpula do governo boliviano, em claro desrespeito não apenas a um ministro de Estado, mas ao Brasil”, justificou o senador do PSDB do Paraná.
Em seu requerimento, o senador Alvaro Dias salienta que a prisão dos 12 brasileiros, além de arbitrária e ilegal, caminha paralelamente ao asilo concedido pelo governo brasileiro ao senador oposicionista Roger Pinto, que há quase um ano está confinado na Embaixada do Brasil em La Paz. O senador pediu asilo após ter sofrido ameaças e perseguições, por ter feito denúncias sobre a relação promíscua entre membros do governo de Evo Morales e narcotraficantes.
“O governo Morales já invadiu refinarias da Petrobras, em um ato que não teve qualquer resposta do governo brasileiro. Agora, em franco revanchismo por conta da concessão de asilo a um senador oposicionista, o governo da Bolívia submete os torcedores presos a suplícios e humilhações. O Parlamento não pode ficar alheio a uma questão de tamanha relevância, que envolve a integridade de cidadãos brasileiros no estrangeiro e as relações com um importante vizinho”, afirmou o senador.
Da Assessoria do Senador Alvaro Dias


