Início Destaques Artigo do Presidente – PSDB: o futuro começa agora.

Artigo do Presidente – PSDB: o futuro começa agora.



Por Marco Vinholi Presidente Estadual do PSDB-SP

 

Finalizado ontem o prazo de filiações segue um breve balanço de como o PSDB-SP chega para as eleições de 2020.

A atual Executiva Estadual assumiu há pouco menos de um ano comprometida em reorganizar nossa estrutura partidária. Após 24 anos de condução do Governo do Estado de São Paulo e com o quadro político nacional radicalizado, iniciamos o processo de construção desse novo momento a partir do movimento conhecido como “Novo PSDB”, cujas premissas encontram amparo na tríade da boa gestão, do posicionamento firme e da transparência.

Com apoio total do Presidente Nacional, Bruno Araújo, o primeiro passo da Executiva foi organizar um amplo planejamento estratégico, realizado em parceria com o brilhante Professor Luiz Marins. Como resultado dessa imersão, estabelecemos como meta síntese a retomada da “conexão com a sociedade “, o que historicamente chamamos de “pulsar das ruas”.

Reorganizamos nossa comunicação, interna e externa, trazendo nosso foco para um mundo mais digital; fortalecemos nossa militância ampliando os núcleos e secretariados e indicamos como objetivo prioritário as eleições de 2020. Em um momento ainda de muitas incertezas, traçamos como mantra “O PSDB deverá ter candidato a prefeito em todas as cidades de São Paulo”.

Com o pé na estrada desde o primeiro dia, contei com o companheirismo e a amizade de tucanos de norte a sul do Estado, que me abriram as portas das cidades e de suas próprias casas, onde tantas vezes fiz pousada. Foram dezenas de atos de filiação e de encontros regionais, amparados nas nossas lideranças, deputados, senadores, ex-deputados.

Os secretariados incorporaram e entraram na luta com as campanhas #ChegaJunto, promovido pelo Secretariado de Mulheres; #VezVozeVoto, do Tucanafro, e PSDB 5.0, da Juventude. A diversidade e os núcleos também não ficaram atrás, organizando encontros e indicando novas lideranças. Nossos deputados estaduais e federais entraram de cabeça na organização partidária e foram fundamentais nesse processo. Além dos eleitos em casa, os três novos que vieram rapidamente se somaram à essa construção.

Com o brilhante trabalho realizado pelo nosso Secretário-Geral, Carlos Balotta, passamos de cerca de 400 diretórios municipais ativos para 645 atualmente, um recorde absoluto. Em termos de candidaturas, superamos indicações em 500 cidades, outro número histórico. Jogamos duro sim, buscando o melhor para o partido, não permitindo partido de cartório ou de barriga de aluguel, onde companheiros usavam o diretório somente para garantir espaços em prefeituras de outro partido. Sem perseguição, mas sem favorecimento também, decisões duras, mas necessárias foram tomadas e cumpridas.

Claro que, além da grande quantidade de candidatos alcançada, é fundamental falar sobre a qualidade dos quadros. A começar pela Capital do Estado, onde disputaremos a reeleição do nosso guerreiro Bruno Covas. Favorito, ótimo gestor e excelente político, ele conta com o apoio da militância, coordenada pelo jovem Fernando Alfredo, presidente municipal.

Além dos prefeitos que elegemos em 2016, outros 60 ingressaram no PSDB, um crescimento de 40%, totalizando 221 prefeitos tucanos atualmente. Seremos mais de 500 candidatos em todo território paulista. Nas cidades acima de 100 mil habitantes, a sequência de brilhantes administrações como São José dos Campos, Jundiaí, Araçatuba, Praia Grande, Ribeirão Preto e tantas outras. Das 80 maiores cidades do estado, teremos candidatos em 72.

Seguindo as coordenadas estabelecidas pelo Governador João Doria, jovens e mulheres nunca foram representados em tantas candidaturas. São mais de 50 mulheres candidatas a prefeita em cidades como Guarulhos, São Vicente, Sorocaba, Araraquara, Tatuí, Votorantim, Valinhos, São João da Boa Vista, Taquarivai, Paraguaçu Paulista, Ituverava, Pindorama, Vera Cruz, Aramina, Pirapora do Bom Jesus, São Luís do Paraitinga e tantas outras.

A Juventude também está bem representada, com candidaturas em Ferraz de Vasconcelos, Tambaú, Taubaté, Salto de Pirapora, Taboão da Serra, Mairiporã, São Carlos, Franca, Descalvado, Atibaia.

A pluralidade do PSDB de São Paulo será expressada ainda pela experiência da liderança de ex-prefeitos, gestores, lideranças religiosas, policiais civis e militares, lideranças de classe. Da chamada ” Nova Política ” vieram formandos de movimentos de renovação como o Renova BR e empresários, como o pré-candidato e, tenho certeza, o próximo Prefeito de Campinas, o megaempresário e filantropo Carlos Wizard.

Enfim, concluímos a primeira etapa dessa construção apresentando um excelente quadro partidário, motivado pela liderança do nosso Governador João Doria. Agora, iniciaremos a próxima fase da nossa preparação com a meta de organizar as campanhas e qualificar ainda mais nossos candidatos.

Temos certeza que a união de bons princípios, organização e gestão renderão excelentes frutos para o PSDB em 2020, mas, mais especialmente, para a população paulista que se fortalece ainda mais com boas políticas públicas.

Vamos à luta.
Voem alto, tucanos!

Marco Antonio Vinholi – Presidente PSDB-SP
05/04/2020