Os portadores Transtorno do Espectro Autista já podem contar com atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados do Estado. O Projeto de Lei do deputado Cássio Navarro, que obriga a inserção do símbolo mundial da conscientização do autismo nas placas de atendimento preferencial virou lei no último sábado, dia 9.
Segundo o parlamentar, os estabelecimentos devem inserir nas placas de atendimento prioritário a imagem da “fita quebra-cabeça”, símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA. O descumprimento da nova Lei sujeita o estabelecimento à advertência por escrito na primeira autuação e multa nas demais.
Cássio Navarro destaca que para embasar o Projeto de Lei, pesquisou o transtorno. A população precisa conhecer mais e só assim vai reconhecer e respeitar os benefícios que os portadores e seus familiares necessitam. “Esta Lei, além de garantir atendimento mais rápido aos autistas, é uma forma de dar visibilidade ao transtorno.”
O Autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento, que compromete o comportamento, principalmente no que diz respeito a comunicação e a interação social. “Consegui garantir que esse direito seja assegurado aos autistas e seus familiares”, finalizou.