O último sábado, 20 de outubro, foi marcado pelo Ato em Defesa da Ética, que reuniu personalidades do cenário político e da cidade de Sorocaba no Clube Estrada. Mais de 400 pessoas participaram do evento.
Participaram do ato público o candidato do PSDB à Prefeitura da cidade,Pannunzio; doutora Edith, o prefeito Vitor Lippi, o vereador eleito por São Paulo, Mario Covas Neto; o ex-ministro da Justiça e secretário Nacional de Direitos Humanos, Jose Gregori; o deputado federal Mendes Thame, além do prefeito eleito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva; e da deputada estadual Maria Lucia.
Veja carta aprovada no evento:
CARTA EM DEFESA DA ÉTICA EM SOROCABA
Sorocaba vive um momento decisivo no segundo turno das eleições para prefeito. A disputa não é, apenas, de programas de governo diferentes. É, sobretudo, de princípios e valores. Entre uma visão democrática e outra autoritária de administrar a cidade. Entre o interesse público e interesses privados que pretendem voltar a se apropriar da Prefeitura. Entre a ética e a soberba.
Um dos candidatos —Renato Amary— possui nada menos do que 18 condenações por improbidade administrativa em primeira instância, além de outras seis em segunda instância, de acordo com o Ministério Público. Somadas as penas, teria de cumprir 84 anos de inelegibilidade! Foi por isso que o Tribunal Regional Eleitoral negou, por 6×0, o registro de sua candidatura —e, não fosse pela decisão isolada, e ainda pendente de recurso, do ministro Dias Toffoli, ele nem sequer poderia estar concorrendo nestas eleições.
Numa mostra da completa ausência de compromisso desse candidato com a transparência, ele não apenas oculta o seu largo histórico de condenações como se apresenta publicamente como “ficha limpa”. Tenta, assim, confundir o eleitor: uma coisa é ter a candidatura deferida, outra é ter a ficha verdadeiramente limpa. É somente no reino da desfaçatez de Amary que alguém com dezenas de condenações por improbidade pode se considerar ficha limpa. Não, contudo, numa cidade que preza a decência, como Sorocaba.
Um Prefeito é muito mais do que um mero gestor. É alguém que deve ser capaz de liderar pelo exemplo e de unir o povo em torno de um projeto comum de cidade. É alguém que deve inspirar respeito e, ao mesmo tempo, respeitar profundamente seu semelhante. É alguém habituado ao diálogo e à pluralidade de opiniões, consciente de que, sem isso, não há democracia. Essas, entretanto, são virtudes desconhecidas por quem se vale da truculência e da intimidação como estilo de governar. Essas são virtudes desconhecidas pelo candidato Amary.
No segundo turno, porém, há uma alternativa. Pannunzio é reconhecido em Sorocaba, no Estado e no país como uma referência ética da política nacional, inclusive por aqueles que pertencem a partidos ou ideologias diferentes da sua. É um candidato com raízes sólidas e história em nossa cidade, tendo dedicado a maior parte de sua vida a trabalhar pelo bem de Sorocaba: foi o primeiro Prefeito eleito após a democratização do Brasil e deputado federal por 16 anos, declarado como um dos mais ativos e influentes do Congresso Nacional. Em toda essa longa trajetória pública, manteve-se sempre coerente e íntegro.
Pannunzio tem sido um grande batalhador pela moralização da política. Como parlamentar, trabalhou ativamente pela aprovação da Lei da Ficha Limpa e integrou CPIs que investigaram casos de corrupção. Como candidato, teve sua candidatura aprovada por todas as instâncias da Justiça Eleitoral e é o único, neste segundo turno, que assumiu compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis, que tem como um de seus objetivos ampliar os espaços de participação, transparência e prestação de contas nos governos.
O Brasil vive um momento inédito de combate à corrupção e renovação das práticas políticas. Não podemos deixar que nossa cidade caminhe na contramão desse processo!
Sorocaba atingiu um grande desenvolvimento econômico e social nos últimos anos, destacando-se como uma das melhores cidades do país. E só chegou a esse patamar porque foi, é e sempre será uma cidade de gente trabalhadora e honesta, que anda de cabeça erguida e sabe que ética é algo que não se negocia. É isso o que aprendemos com nossos pais e é isso o que ensinamos aos nossos filhos. Nesta eleição não será diferente.
Avante sorocabanos! Avante Pannunzio! Avante Sorocaba!