Por iniciativa do Deputado Bruno Covas, a Assembleia Legislativa de São Paulo realizou, no dia 1 de outubro, das 9 às 17 horas, Audiência Pública para discutir o Sistema Nacional da Juventude.
O encontro reuniu juventudes partidárias do: PSDB, PT, PPS, PCdoB, PTB, PSB e PV, além de diversas ONGs. Participaram do encontro vinte cidades do estado, além de todas as regiões da capital paulistana.
A data marca a criação pela Câmara dos Deputados, há exatamente seis anos, da Comissão Especial para acompanhar e estudar propostas de Políticas Públicas para a Juventude que possibilitou três propostas legislativas em tramitação no Congresso Nacional: emenda Constitucional 138 de 2003 (proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude), projeto de lei 4530/2004 (Plano Nacional de Juventude) e projeto de Lei 4529/2004 (Estatuto da Juventude). Na pauta da audiência, Instituição do Sistema Nacional de Juventude (políticas para juventude nas três esferas) e Respeito à diversidade da Juventude (orientação sexual, religiosa, tribos etc). Para o deputado Bruno Covas a importância desse tipo de evento é fundamental para determinar em que direção o país caminhará.
“A juventude é naturalmente contestadora, o que precisamos é conquistar o jovem para política e os políticos para os jovens: é preciso abrir espaço efetivo para os jovens, escutando-os, estimulando-os a opinar, a debater e a executar ações. Assim teremos um Brasil formado por pessoas conscientes e transformadoras”.
O deputado federal e presidente da Comissão Especial para acompanhar e estudar propostas de Políticas Públicas para a Juventude, Lobbe Nero abriu e coordenou os trabalhos na parte da manhã.
Também esteve presente o deputado federal (PV) Talmir Rodrigues, e ao lado, na mesa, o vereador Rodrigo Pomba, de Anhembi, os representantes dos vereadores Netinho, e Floriano Pesaro, de São Paulo e Israel Zecker, de Santo André, Sergio Senna, consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Carol Hampariam, da coordenadoria de juventude do Governo do estado de São Paulo, Marcio Ferrazzo, coordenador de juventude de Jundiaí, Antonio Carlos, Coordenador da Juventude da Prefeitura de São Paulo, Alexandre Blanco, secretário de Juventude de São José do Rio Preto.


