Pela primeira vez, em 27 anos de existência, o PSDB de Bauru escolheu seu pré-candidato a prefeito por meio dos votos dos filiados. A prévia ocorreu no sábado (20) e o escolhido foi o vereador Arildo Lima Júnior, que concorria pela indicação com seu colega de Câmara Municipal Fernando Mantovani. Uma semana antes ambos haviam participado de um debate organizado pelo partido no qual os pré-candidatos expuseram suas ideias e projetos para o município e responderam a perguntas formuladas pela militância.

Pedro Tobias com os pré-candidatos Arildo Lima Jr. (vencedor da prévia de camisa polo) e Fernando Mantovani
O processo foi elogiado pelo presidente estadual do partido, deputado Pedro Tobias, um dos maiores incentivadores dos debates e das prévias para a escolha dos candidatos tucanos aos cargos majoritários. O deputado defende a participação da militância em todas as decisões importantes do partido, não apenas pedindo voto em época de eleição.
Pedro Tobias parabenizou o vencedor da prévia em Bauru e disse que agora é que a batalha começa com a busca por apoio financeiro e político que consiga viabilizar a candidatura e a vitória na eleição de outubro. O deputado lembrou que a campanha deste ano exigirá esforço extra dos candidatos porque será mais curta e com poucos recursos financeiros. Para compensar essas limitações, Pedro Tobias disse que os candidatos terão de gastar mais sola de sapato para o trabalho de corpo a corpo com o eleitor.
O deputado elogiou o Diretório do PSDB de Bauru pela iniciativa inédita de submeter os pré-candidatos à avaliação e aprovação dos filiados. Para Pedro Tobias, foi uma aula de democracia interna e de valorização da militância.
Diante dos elogios generalizados dentro do partido e fora dele, o deputado disse que o seu desejo é que a prática torne-se comum no PSDB em todos os níveis: municipal, estadual e nacional. Pedro Tobias acredita que a democratização das decisões fortalece o partido, pois aumenta o comprometimento dos filiados com a legenda e estimula o trabalho da militância.
Assessoria de imprensa