Início Destaque Lateral Home Bolsa Família é herança de programas sociais do governo FHC

Bolsa Família é herança de programas sociais do governo FHC

O senador Aécio Neves rebateu ontem declarações feitas pela presidente Dilma Rousseff sobre a origem do programa Bolsa Família. O senador mostrou o decreto de criação do programa, comprovando que o Bolsa Família nasceu da unificação de ações sociais implantadas durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

“Vi a declaração da presidente, uma insistência em dizer que o Bolsa Família não foi feito em uma canetada. Certamente não foi em uma canetada. Foi um decreto presidencial, e não custa aqui refrescar a memória dos brasileiros, decreto assinado pelo presidente Lula, que incorporava os programas Bolsa Alimentação, criado em 2001, pelo presidente Fernando Henrique; o Bolsa Escola, criado em 2001 pelo presidente Fernando Henrique através do ministro Paulo Renato; o Vale Gás, criado no início de 2002 pelo presidente Fernando Henrique e, inclusive, o cadastro unificado que havia sido, também, criado em 2001. Portanto, basta olhar o site da Presidência da República, o decreto está lá”, afirmou o senador.

Na entrevista, Aécio Neves defendeu o Bolsa Família e a ampliação dos programas de transferência de renda ocorrida no governo do PT, mas ressaltou que a herança recebida do PSDB deve ser respeitada.

“Em momento nenhum tiramos o mérito do governo do PT em relação à ampliação dos programas de transferência de renda. Eles, hoje, são necessários e já fazem parte, já estão incorporados à paisagem econômica e social do Brasil. Mas é preciso que se respeite o passado. O Bolsa Família, quando foi criado em decreto de 2004, dizia claramente o seguinte: Estamos aqui unificando os programas de transferência de renda existentes. Herdados do governo do presidente Fernando Henrique. Não entendo porque essa dificuldade do governo e da própria presidente de reconhecer que o Brasil não foi descoberto em 2003”, disse Aécio Neves.

Conheça o decreto de criação do Bolsa Família:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.

Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação – Bolsa Escola, instituído pela Lei nº 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA, criado pela Lei nº 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde – Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória nº 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto nº 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 3.877, de 24 de julho de 2001.

Artigo anteriorLula admitiu que Bolsa Família foi ideia de Marconi Perillo, do PSDB
Próximo artigoMarco Aurélio fala sobre desenvolvimento regional e empregabilidade na ETEC