Na avaliação dos tucanos de São Paulo, o desfile de veículos militares promovido hoje pelo presidente Jair Bolsonaro num clara tentativa de intimidar o Congresso Nacional e o STF é uma ameaça à democracia e demonstra a fragilidade do governo.
“O inédito e desnecessário desfile de tanques de guerra na Praça dos Três Poderes é uma clara ameaça à democracia. E tem o repúdio dos brasileiros de bem. A iniciativa é mais um flerte com o autoritarismo. O Brasil quer democracia, respeito à constituição e liberdade”, afirmou o governador João Doria.
Para o presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, o ato demonstra a fragilidade do governo. “Na tentativa de demonstrar força, o desfile de veículos militares promovido pelo governo Jair Bolsonaro só comprova o definhamento de um governo cada dia mais fraco. No momento em que chegamos a quase 600 mil mortos por Covid-19 e o desemprego e a inflação tiram a comida do prato dos brasileiros, é lamentável que os esforços de Bolsonaro estejam concentrados em decadentes espetáculos eleitoreiros e que as Forças Armadas se deixem usar em mais um episódio antidemocrático e de caráter golpista encabeçado pelo presidente”, diz a nota assinada por Vinholi.
CUSTO
Em reunião da Executiva Nacional, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, solicitou ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, que o partido ingresse junto ao Tribunal de Contas da União para saber qual custo da ‘tanqueciata’ promovida hoje, em Brasília, pelas Forças Armadas.