Início Destaques Bombeiros extinguem incêndio em área industrial de Santos

Bombeiros extinguem incêndio em área industrial de Santos

governo incendio santosO incêndio que atingiu seis tanques de combustíveis em uma área industrial no bairro do Alemoa, na cidade de Santos, foi totalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta sexta-feira, 10. Segundo a corporação, o ambiente está seguro e não há mais riscos.

“Conseguimos extinguir todo o incêndio e a cidade volta à sua normalidade. Só tenho a agradecer todo o carinho e apoio da população, principalmente, e de todos os santistas”, disse o coronel Marco Aurélio Alves Pinto, comandante do Corpo de Bombeiros.

Um trabalho constante de controle será feito no local para o retorno das atividades na área. O monitoramento térmico de todos os tanques continua até domingo com 140 bombeiros do Estado mais o apoio das empresas.

O comandante alertou a população para que não siga boatos. “Confie no que a prefeitura fala, no que o Bombeiro e a Defesa Civil falam. Peguem sempre informações de órgãos públicos”, ressaltou.

Acompanhamento

O vice-governador Márcio França esteve em Santos nesta sexta-feira, 10, e elogiou o trabalho do gabinete de crise instalado na cidade no sábado, 4. “Em menos de 24h do início do incêndio montamos o gabinete de crise e pudemos juntar as forças do governo estadual, federal e municipal, o que foi decisivo para a solução do problema. Foi um dos maiores incêndios do mundo, o maior do Brasil, e não houve nenhuma vítima”, disse.

O coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, coordenador estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, disse que as causas do incêndio só serão identificadas quando os Bombeiros fizerem o rescaldo e liberarem a área para Polícia Técnico-Científica fazer o levantamento. “O trabalho da Defesa Civil foi no sentido de criar um plano para acompanhar a ocorrência e garantir a segurança das pessoas que moram ao redor e acompanhar possíveis danos ambientais”, disse.

Trabalho contínuo

Durante o incêndio, uma equipe com 93 homens do Corpo de Bombeiros se revezou no combate às chamas e no resfriamento dos tanques, para evitar que o fogo se propagasse. Além disso, brigadistas da Ultracargo e da Petrobras e homens do Pan (Plano de Auxílio Mútuo – brigada formada por funcionários de todas as empresas do Alemoa) trabalharam no combate ao fogo.

No domingo, 5, o Governo do Estado de São Paulo instalou na Prefeitura de Santos um gabinete de crise para acompanhar e tomar providências adicionais no combate ao incêndio. O fogo, que começou no dia 2 de abril, não deixou feridos.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, destacou que desde o primeiro momento o Governo do Estado deu todo o suporte e apoio para enfrentar a ocorrência. “Os Bombeiros realizaram um trabalho de muita dedicação e comprometimento para vencer o fogo”, afirmou.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorMesmo com decreto de Dilma, ministros montam agendas de trabalho e usam jatos da FAB
Próximo artigo100 dias