Início Notícias do PSDB BRUNO COVAS PROPÕE PROJETO PARA EVITAR EQUÍVOCOS EM RECEITAS MÉDICAS

BRUNO COVAS PROPÕE PROJETO PARA EVITAR EQUÍVOCOS EM RECEITAS MÉDICAS

Você já ficou em dúvida sobre qual remédio o médico prescreveu” Na hora da compra, até o balconista da farmácia demonstrou ter dúvidas para achar o medicamento indicado” Para evitar essas situações, o deputado estadual Bruno Covas (PSDB-SP) propôs um projeto que promete tornar mais clara a comunicação escrita entre médico e paciente.
<br.

Pelo projeto do deputado, as receitas e solicitações de exames prescritos por médicos, dentistas e veterinários deverão ser datilografadas ou digitadas no computador para serem impressas, e entregues ao paciente ou responsável pelo doente.

Nos casos de atendimento emergencial externo, o profissional de saúde ficaria livre da obrigatoriedade, mas a receita teria de ser preenchida com letra de forma. O projeto prevê ainda que as unidades hospitalares públicas receberão equipamentos adequados para a elaboração das receitas e solicitação de exames.

Punições

O projeto de lei do deputado Bruno Covas prevê ainda que, caso a lei não seja cumprida, o infrator fica sujeito a advertência, multa de 15 UFESPs, e até a interdição parcial ou total do estabelecimento infrator. “A idéia é evitar mal entendidos na análise das receitas e exames de saúde. Infelizmente, por diversos motivos, erros e equívocos são cometidos por quem tenta desbravar as mal traçadas linhas de alguns desses profissionais da saúde”, explicou o deputado.

Ainda de acordo com Bruno Covas, “corriqueiramente há erros de interpretação das receitas e dos exames, tendo em vista a quase indecifrável caligrafia da maior parte desses médicos, dentistas e veterinários”. Por fim, o parlamentar dá exemplos de possíveis equívocos. Queremos evitar que muitos pacientes tomem “novatropina” por “novalgina”. O primeiro, um antiespasmódico e antiemético, e o segundo, um conhecido antitérmico”, concluiu Bruno.

Artigo anteriorDEPUTADO EMANUEL QUER PUNIÇÃO MAIS RIGOROSA PARA MANIFESTANTES QUE INVADEM E PARALISAM RODOVIAS
Próximo artigoSECRETARIADO NACIONAL DE VEREADORES DEBATE AGENDA PARA 2009