Preocupado com a situação das famílias que tiveram suas moradias desapropriadas em decorrência das obras de construção do Corredor Metropolitano Itapevi- Butantã (São Paulo) e que ainda não efetivaram acordo quanto a indenização, o deputado estadual João Caramez intermediou, na última terça-feira, 30 de outubro, audiência entre uma comissão de moradores e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos- SP (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior. Compromisso assumido com os moradores em visita realizada neste semestre no bairro, Caramez fez questão de levá-los a EMTU para sanar as dúvidas das famílias quanto ao processo para a indenização.
Participaram da reunião, na sede da EMTU, em São Paulo, os munícipes Etelvina Lucas Pontes e Jurandir Caetano de Matos (Pinga) que, acompanhados do ex-vereador Valter Cardoso, representaram os 13 moradores da rua Sebastião Ramos de Oliveira, no Jardim Vitápolis, que tiveram suas moradias desapropriadas durante o processo.
O deputado explicou ao presidente a importância das habitações para as famílias e solicitou atenção e auxílio para solucionar o problema. “Com muito sacrifício os cidadãos constroem sua moradia. É o suor do trabalho da família que está lá. Por isso, queremos que tudo seja resolvido o mais rápido possível”, disse o parlamentar que enalteceu a forma como o Governo do Estado vem administrando a situação. “Este é um governo sério que trabalha para o povo”, salientou.
Desde o início da obra, a EMTU desenvolve amplo programa de informação à população, visando um processo transparente com a comunidade. Em relação às desapropriações, os depósitos dos imóveis desapropriados vêm sendo efetuados regularmente.
Joaquim Lopes, que também estava acompanhado da advogada da EMTU, Patrícia Mansur, acompanhou atentamente a explanação de Caramez e dos moradores. Esclarecendo as dúvidas dos munícipes e orientando sobre como devem proceder, o presidente garantiu que o jurídico da EMTU está trabalhando, desde o início da obra, para minimizar os entraves e atender de acordo com a lei todos os cidadãos que tiveram suas moradias desapropriadas.
Corredor
Durante a audiência, o deputado João Caramez também solicitou celeridade nas obras de construção do Corredor Metropolitano, que contempla a construção do trecho de 5 km entre Itapevi e Jandira. “Esse é um sonho antigo da população que lutamos muito para conquistar. É uma obra extremamente necessária que promoverá maior mobilidade à população por conta da integração com a rede sobre trilhos, além de melhorar as condições locais e impulsionar o desenvolvimento dos municípios”, disse Caramez.
Júnior garantiu que a EMTU já está trabalhando para atender essa solicitação e retomar o quanto antes os trabalhos para garantir a conclusão da obra que promoverá relevante melhoria no transporte público da região.