Prefeitos, vereadores, agentes públicos em geral, pessoas com algum tipo de deficiência, instituições de diversos segmentos de políticas públicas e a sociedade em geral estão convidados para o terceiro encontro da “2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania”. O evento está sendo realizado desde o dia 30 de julho (abertura em Piracicaba) e irá até dezembro, em dez cidades paulistas. A caravana vai debater o mercado de trabalho, lei de cotas e educação inclusiva para as pessoas com deficiência.
No Vale do Paraíba, a caravana será realizada em Mogi das Cruzes, no dia 27 de agosto, na Associação dos Servidores Municipais.
A caravana é fruto da parceria da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e União dos Vereadores do Estado de São Paulo com apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência.
“A idéia é que após as discussões vereadores preparem leis e que os prefeitos as sancionem em favor desse público paulista. Não iremos ficar apenas nas discussões, pois os vereadores serão alimentados de modelos de leis nessa direção”, disse o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara. Os eventos terão o apoio dos poderes públicos municipais, do Ministério Público Federal do Trabalho e do Ministério Público do Estado de São Paulo, além de diversas entidades e associações de direitos humanos.
O secretário adjunto Marco Antonio Pellegrini, que tem percorrido o Estado de São Paulo, divulgando o papel da pasta, diz que os objetivos da Secretaria são mostrar todos os programas e atividades da pasta, promovendo visibilidade, e comunicar-se diretamente com o público alvo (pessoas com deficiência).
O Ministério Público Federal tem sido parceiro da Secretária nas ações que debatem a lei de cotas, garantindo às pessoas com deficiência, seu espaço no mercado de trabalho.
Para a secretária Dra Linamara Rizzo Battistella, a iniciativa do governo tem o propósito de garantir o acesso de pessoas com deficiência no estado a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade a curto e médio prazo.
Mauro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Mogi está colaborando na mobilização dos vereadores e prefeitos da região, diante da importância do tema a ser debatido, segundo suas próprias observações.
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli que faz um trabalho grande de acessibilidade em seu município, entende que é importante jogar luz sobre essa matéria e difundi-la para conscientizar e articular junto aos gestores no interior os meios de universalizar o acesso aos serviços públicos de maneira democrática e equânime.
SERVIÇO
2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Data – 27 de Agosto – sábado
Horário – 09h – inscrições gratuitas no local
Local: Associação dos Servidores Municipais – Avenida João XXIII, nº500 – Bairro Socorro
Mais informações, favor entrar em contato com a assessoria de comunicação da UVESP, pelos telefones (11) 3884.6746 / 3884.6661 ou pelo e-mail imprensa@uvesp.com.br ou ainda pelo site www.uvesp.com.br
muito importante esse evento e a participação da militância tucana…. os deficientes correspondem a 10% da população do estado e precisam de respeito e incentivo, vamos comparecer e prestigiar essa importante iniciativa do governo tucano de são paulo