O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) foi conduzido oficialmente, na última sexta-feira (1), à liderança do partido na Casa. Sampaio foi escolhido pela bancada tucana, no fim de 2012, por aclamação. Ele substitui Bruno Araújo (PE), que cumpriu com os trâmites necessários e indicou o parlamentar paulista à Secretaria-geral da Mesa Diretora da Câmara para ocupar a vaga durante este ano.
Além de agradecer aos colegas de partido pela confiança, o parlamentar ressaltou a qualidade dos deputados tucanos. “Tenho convicção de que formamos a bancada mais qualificada do Congresso. Estamos preparados para o debate de ideias e também para o enfrentamento da oposição com o governo”, afirmou.
Nesta segunda-feira, Sampaio liderou a reunião com os deputados sobre a eleição da Presidência da Casa e dos demais cargos da Mesa Diretora. Ao PSDB, seguindo o princípio de proporcionalidade tradicionalmente respeitada no Congresso, cabe a 1ª Secretaria.
“A manutenção da 1ª Secretaria é importante para mostrar ao povo que continuamos sendo a terceira força na Casa e o maior partido de oposição no Congresso Nacional”, avaliou.
Perfil
O promotor de Justiça licenciado do Ministério Público de São Paulo, Carlos Sampaio, 49 anos, é conhecido na Câmara dos Deputados, onde exerce o terceiro mandato pelo PSDB-SP, por suas participações intensas nas Comissões Parlamentar de Inquérito (CPIs). Nesse período de atuação parlamentar, já foi sub-relator da CPI dos Correios e da CPI dos Sanguessugas, além de coordenador da bancada tucana na CPI do Cachoeira. Nessa última, aliás, teve papel fundamental na defesa das investigações dos negócios suspeitos do bicheiro Carlos Cachoeira.