A dois dias do Natal, mais 103 famílias de São Bernardo do Campo receberam as chaves da casa própria. Os apartamentos foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin. “O sonho das famílias é a casa própria, é o teto. E o Natal é a festa da família. Então, é uma grande alegria entregarmos hoje 103 apartamentos”, disse.
Alckmin anunciou ainda que outras unidades serão entregues a famílias do município: “entregaremos mais 125 no início do ano que vem, um total de 228”. O empreendimento faz parte do Projeto de Urbanização do Complexo Vila Ferreira. Além das unidades habitacionais, a ação contempla obras de urbanização e a regularização fundiária.
Os apartamentos possuem dois e três dormitórios e área de 40 a 67 m². O investimento da CDHU foi de R$ 19,3 milhões. Os novos moradores pagarão taxa mensal de R$ 101,70 como permissão de uso, e depois entrarão no financiamento habitacional.
Áreas de risco
Segundo Alckmin, o Estado e as prefeituras do ABC estão realizando uma ação inédita para remoção de famílias de áreas de risco. “O IPT, junto com as prefeituras, detectou 347 famílias em áreas de risco, que precisam ser removidas. Como demora dois anos para construir o prédio, vamos pagar o auxílio aluguel para que elas saiam o mais rapidamente possível”, disse.
O Governo pagará metade deste auxílio, e as sete prefeituras da região, a outra metade. “É a primeira região que faz uma ação preventiva”, completou o governador.