
O líder do PSDB no Senado Aloysio Nunes (SP) afirmou que o requerimento, de sua autoria, para que o ministro Gilberto Carvalho, titular da Secretaria-Geral da Presidência da República, compareça ao Congresso para esclarecer possível favorecimento à ex-servidora Rosemary Noronha é uma oportunidade para que a sociedade compreenda melhor o que efetivamente ocorreu no ‘Rosegate’.
“A aprovação do requerimento permite tirar a limpo este episódio nebuloso, um entre tantos ocorridos no governo do PT”, disse o parlamentar.
O requerimento para a convocação foi aprovado nesta terça-feira (14), pela Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle (CMA) da Casa.
Rosemary Noronha é acusada da prática de tráfico de influência. Era a chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo. Foi colocada no cargo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem é amiga pessoal, e permaneceu à frente do escritório, em São Paulo, no governo Dilma Rousseff.
Segundo a Polícia Federal, Rosemary integrava uma quadrilha desbaratada pela Operação Porto Seguro, que atuava em diversos órgãos públicos e vendia pareceres fraudados.
Reportagem publicada pela revista Veja afirmou que Carvalho estaria comandando uma investigação paralela à conduzida pela Casa Civil do governo.
De acordo com a publicação, a apuração do ministro seria mais branda. Omitiria fatos identificados pela Controladoria-Geral da União (CGU), que complicam a situação da ex-servidora.