Na sessão desta quarta-feira (27) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) marcou para a próxima semana a votação do requerimento de convite para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O objetivo do convite é que ele esclareça sua participação nas investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre as denúncias de desvios e formação de cartel no transporte de trens de São Paulo.
“É importante ouvir o ministro, pois em uma democracia, há transparência entre os atos e as práticas. Tudo isso que veio à tona é muito grave”, afirmou o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), que integra a CCJ.
Segundo Lucena, é fundamental buscar informações para identificar os “verdadeiros responsáveis” pela circulação de um documento apócrifo e falso envolvendo tucanos nas irregularidades em São Paulo. “É preciso ouvir todos que possam contribuir e buscar quem são os verdadeiros responsáveis pelos atos”, disse.
O PSDB denunciou manipulação política e fraude nos documentos envolvendo nomes de tucanos no episódio. O requerimento foi apresentado pelo líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP).
Os tucanos mostraram que houve acréscimos de nomes e informações nas versões do relatório, em português, que circularam com o objetivo de implicar políticos.
A CCJ decidiu apreciar o requerimento na próxima semana, uma vez que, pelo entendimento do colegiado, qualquer matéria não pode ser lida e votada na mesma sessão. Aloysio apresentou o requerimento nesta terça (26).