CELIA CAMARGO LEAO EDELMUTH
Candidato a Deputado Estadual
Paulistana, casada, mãe de trãs filhos, advogada, deputada, mulher de fibra. Célia Leão nasceu na cidade de São Paulo, em 1955. No ano de 1974, Célia Leão sofreu um acidente de automóvel e ficou paraplégica. Depois do fato, ela passou a militar ativamente nos movimentos pelos direitos das pessoas portadoras de deficiãncia.
Desde os 27 anos de idade, atua na política. Inscrita como uma das fundadoras do PSDB, em Campinas, com o registro n 3, veio a ser eleita vereadora, a mais votada da coligação, no ano de 1988. Durante seu mandato teve marcante atuação no Legislativo campineiro, como na exigãncia ã adaptação da Câmara Municipal de Campinas para acesso dos portadores de deficiãncia e na redução da passagem de ônibus da cidade.
Em 1990, foi a primeira e única mulher eleita Deputada Estadual da bancada paulista do PSDB, atingindo a marca dos 32 mil votos. No ano de 1994, Célia Leão conseguiu se reeleger com 85.066 votos, sendo a primeira colocada da coligação PSDB/PFL no Estado. Em 1998, Célia Leão foi reeleita como a mulher mais votada para Deputada Estadual pelo PSDB.
Em 2002, Célia foi reeleita com 109.737 votos. Em julho deste mesmo ano, o resultado do trabalho de Célia Leão veio com a resposta do povo. Ela foi considerada uma das parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa. A avaliação foi da Organização Não Governamental Voto Consciente, que fiscaliza o trabalho dos parlamentares. Dos 94 deputados paulistas, apenas 25 receberam esta qualificação.
Atualmente, reeleita para o seu quinto mandato em 2006 como a deputada mais votada da Região Metropolitana de Campinas, com 124.131 votos, Célia Leão atua como presidente da Comissão de Cultura, Ciãncia e Tecnologia e presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Assembleia Legislativa.
Célia tem destacada atuação na área social. Foi presidente por quatro vezes, trãs delas consecutivas, da Comissão de Promoção Social da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A mais importante Comissão da Assembleia Legislativa, a de Constituição e Justiça (CCJ) foi também foi presidida por Célia Leão, entre os anos de 2000 e 2001.
Foi a primeira vez que uma mulher ocupa tal posição no Legislativo Paulista.