Início Bancada China abre encontros de Alckmin com autoridades mundiais

China abre encontros de Alckmin com autoridades mundiais

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quarta-feira (3) a vice-primeira-ministra chinesa Liu Yandong. O encontro, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, teve como temas principais esporte, saúde e educação.

A reunião é a primeira de uma série de encontros que o governador realiza com autoridades de todo o mundo. Nos próximos dias, Alckmin recebe no Palácio dos Bandeirantes os presidentes de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, da Hungria János Áder, da Armênia Sergh Sargsyan e o ministro da Educação da Noruega Torbjorn Isaken.

Segundo Yandong, os “recursos naturais do Brasil combinados com o investimento chinês” trarão um “futuro brilhante” para as duas regiões. “Para alcançar nossas metas, a China precisa crescer 6,5% por ano e o desenvolvimento econômico é nosso principal objetivo. Ajustamos nosso modo de investimento para provocar a demanda doméstica”, afirmou.

Além de investimentos, a vice-premiê falou sobre educação, desenvolvimento sustentável, ações para democracia, envelhecimento da população e emprego. “O emprego é nossa prioridade, queremos garantir que em cada família pelo menos uma pessoa tenha emprego sempre”.

Participaram do encontro, a assessora especial para Assuntos Internacionais do governo paulista Ana Paula Fava, a embaixadora do Ministério das Relações Exteriores Débora Bareboim, e os secretários da Educação e dos Esportes José Renato Nalini e Paulo Gustavo Maiurino respectivamente.

A delegação chinesa foi composta pelo embaixador da China no Brasil Li Jinzhang, o vice-ministro das Relações Exteriores Wang Chao, o cônsul-geral da China em São Paulo Chen Xi, a diretora do Departamento da América Latina e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores Yu Yue, a secretária da vice-premiê Xu Xiaoping, a secretária geral do Conselho do Estado da China Jiang Xiaojuan, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Hua Chunying, além de uma equipe de 9 jornalistas da mídia chinesa.

China nas Olimpíadas
A China participa das Olimpíadas com uma equipe de 416 atletas. Destes, 411 ficam em São Paulo para aclimatação. A equipe de Tiro chinesa é a única que não ficará concentrada em São Paulo. Esta é a segunda maior delegação chinesa desde a primeira edição dos jogos olímpicos. A primeira, com 639 atletas, foi a de Pequim, em 2008.

Além de chineses, São Paulo também recebe atletas da Alemanha, Estados Unidos, Israel e mais 19 países.

 

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorExpresso da CPTM reforça transporte durante os Jogos Olímpicos
Próximo artigoAlckmin libera R$ 17 milhões para atender crianças e adolescentes