Administrada pelo prefeito Paulo Cesar Borges, do PSDB, a cidade de Águas de São Pedro, no interior paulista, tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na área de educação do país. O indicador está em 0,825, numa escala que vai de 0 a 1, segundo reportagem do site El Pais. O IDH de educação mede a quantidade de anos de estudo dos adultos e a expectativa de anos de escolaridade das crianças.
No ranking geral da ONU, a cidade alcançou o segundo maior IDH do país – que inclui índices de saúde, educação e renda. O município comandado pelo PSDB perde, no ranking nacional, somente para São Caetano do Sul (SP) em IDH municipal.
Para chegar ao resultado positivo, Águas de São Pedro adotou investimentos pesados na educação e ensino, com medidas como o uso de tecnologia nas salas de aula, fornecimento do ensino em tempo integral e aulas diversificadas aos estudantes, incluindo temas como pilates, artes marciais e culinária. Também disponibiliza ônibus escolares gratuitos aos estudantes, para facilitar o acesso às escolas. Todos os alunos também possuem notebooks para a realização de suas tarefas escolares.
A proximidade entre escola e alunos é confirmada pelo coordenador pedagógico de um colégio do município: “Se o aluno falta, vamos buscá-lo em casa, vamos onde os pais trabalham, vamos em qualquer lugar que a criança possa estar – e geralmente já sabemos onde seria”, disse João Paulo Pontes ao El Pais.
A secretária de Educação do município, Dalva Aparecida da Silva, destacou que o pequeno porte da cidade – Águas de São Pedro tem cerca de 3 mil habitantes – não é a razão para o sucesso do município, e lembrou de parcerias firmadas entre a prefeitura e a iniciativa privada. “Por meio dessas parcerias conseguimos equipar a escola com tecnologia e promover atividades diversas para os alunos na parte da tarde. Aula em tempo integral agora é obrigatória por lei municipal”, explica.
Clique aqui para ler a reportagem do El Pais.