Início Eleições 2012 Colegas reverenciam Sérgio Guerra na Câmara

Colegas reverenciam Sérgio Guerra na Câmara

Parlamentares fazem minuto de silêncio pelo falecimento do tucano.

Deputados de diferentes partidos registraram em plenário pesar pela morte de Sérgio Guerra (PE). No início da sessão desta quinta-feira (6), parlamentares apresentaram requerimento sugerindo a realização de homenagem ao tucano “para reverenciar a figura imperecível do saudoso homem público que dignificou a vida pública brasileira”.

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) destacou o trabalho desempenhado por Guerra tanto na Câmara quanto no Senado. “Ele pôs à prova o seu talento fulgurante e invejável espírito público, levando à tribuna questões importantes para o Nordeste e o país”, disse. Segundo ele, as iniciativas do tucano no Congresso evidenciaram sua sensibilidade para analisar e defender aspectos da conjuntura política, econômica e social. Benevides prestou condolências em nome de toda a bancada do PMDB.

Em nome do PT, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) afirmou que Sérgio Guerra dignificou o papel de opositor. “Foi presidente do principal partido da oposição brasileira. Soube trabalhar, soube cumprir o seu papel e soube, com civilidade, trazer os embates para a casa das divergências”, observou. Ele manifestou pesar e solidariedade à família e aos correligionários do político.

O deputado Izalci (DF) fez a leitura da nota oficial divulgada pela Executiva Nacional do PSDB e pediu a divulgação do texto nos meios de comunicação da Casa. Ele leu ainda a nota oficial do líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), que falou em nome de todos os tucanos.

O Brasil está de luto pela perda de um grande homem público, ressaltou Jorginho Mello (PR-SC). “Eu fui do PSDB durante muitos anos e convivi com ele, um homem preparado, um pernambucano que honrou seu estado e honrou o Brasil, que foi Senador e que nos deixa com pouca idade. Que Deus dê a ele o descanso eterno e paz a sua família, aos seus quatro filhos.”, completou.

Para Domingos Dutra (SDD-MA), a Câmara perde uma figura serena, correta, calma e educada. Ele cobrou esforço do mundo e do Brasil em investimentos no combate ao câncer, que faz vítimas no mundo inteiro. “A despedida de Sérgio Guerra deve levar a uma reflexão de que o Poder Público tem que juntar esforços nas pesquisas, no combate ao câncer, que mata milhões e milhões de pessoas no mundo e no Brasil”, finalizou.

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) lembrou a história do tucano na vida política. “Sérgio Guerra deixa uma marca muito grande nesta Casa, como deixou — e ficará registrada —no Senado Federal, como deixou e ficará eternamente marcada na Assembleia Legislativa e por onde ele passou, pelos partidos por que passou, pelas Secretarias por onde passou e na sua família”, disse. Patriota pediu a todos orações para o colega.

Com a morte do deputado, a sessão de debates do plenário foi cancelada. Antes da suspensão, os parlamentares presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Sérgio Guerra. A sessão do Senado também foi cancelada.

Do Portal do PSDB na Câmara

Artigo anteriorA pirotecnia das ‘vagas vivas’
Próximo artigoMarginal Tietê recebe pôlder para conter enchentes