Início Destaques Manobra do PT garante aumento no IPTU

Manobra do PT garante aumento no IPTU

Uma manobra regimental realizada pela bancada petista na Câmara Municipal de São Paulo antecipou em um dia a votação do aumento de até 35% no valor do IPTU na capital paulista. A votação estava prevista para esta quarta-feira, 30, quando seriam realizados protestos e manifestações populares contrários ao aumento. Cientes disso, os vereadores do PT atenderam a pedido do prefeito Fernando Haddad (PT) e anteciparam a aprovação desse aumento, rompendo acordo feito com os outros vereadores de realizar mais uma discussão com a população antes de votar.
“Tínhamos um acordo com os vereadores do PT para que fosse realizada uma segunda audiência pública, que estava marcada para a manhã de quarta, antes da votação do aumento. Os vereadores petistas romperam esse acordo e impuseram um aumento que vai custar caro aos bolsos dos paulistanos”, explicou o vereador Mario Covas Neto (PSDB), ressaltando a posição contrária ao aumento dos vereadores do PSDB.
O líder do PSDB na Câmara Municipal, vereador Floriano Pesaro, contou que a bancada tucana tentou diversas formas de adiar a votação para que houvesse mais uma consulta à população. “Apresentamos mais de 25 protelamentos e quatro substitutivas ao projeto na tentativa de jogar para amanhã a votação, como estava marcado”, afirmou.
Para Floriano, essa é mais uma demonstração da falta de aptidão ao diálogo do prefeito Haddad e seus seguidores na Câmara. “Não é a toa que a população lhe deu o apelido de Malddad. Ele dá mostras de que não está de acordo com acordos democráticos. Quer apenas passar o trator por cima da oposição e seguir o modelo da última prefeita petista, Marta Suplicy, que teve uma administração marcada pelo aumento nos tributos”, emendou.
Mario Covas rebateu a argumentação dos vereadores que estão favoráveis ao aumento de que essa tributação seria maior para os mais ricos que para os pobres. “Isso é uma mentira. Já existe uma diferença hoje em dia entre o valor pago pelos ricos e pelos pobres. Esse aumento vai pesar no bolso de ricos e pobres. O resto é conversa”, disse.
Artigo anteriorAécio Neves é homenageado no Senado Federal
Próximo artigoDilma anuncia pela 2ª vez recurso para mesma obra