Investir em unidades de saúde está entre as prioridades do plano de governo do candidato do PSDB à Prefeitura de Santos, Paulo Alexandre Barbosa,para a Zona Intermediária da cidade. A área em que vivem 26% dos moradores – em bairros como Campo Grande, Marapé, Vila Belmiro e Macuco – é também a região onde estão três das principais unidades de saúde de Santos.
As propostas de Paulo Alexandre incluem reformar e reestruturar o funcionamento dos prontos-socorros das zonas Leste (Macuco) e Central (Jabaquara) e garantir 100% do funcionamento do Hospital dos Estivadores, localizado na Vila Mathias e comprado ano passado pela Prefeitura, com apoio e verba do Governo do Estado.
O candidato vai também ampliar e reformar as Unidades Básicas de Saúde, algumas das quais sobrecarregadas. Pela Saúde, beneficiando Santos com ação nesta área da cidade, Paulo Alexandre destinou R$ 1 milhão em emendas, enquanto deputado estadual, para a Santa Casa para a compra de equipamentos para diagnóstico e tratamento oncológico.
Meio Ambiente
Meio Ambiente também é área que receberá grande atenção do poder público na Zona Intermediária, conforme as propostas do candidato. Paulo Alexandre vai criar corredores verdes a partir da execução do Plano de Arborização. Há bairros deste pedaço de Santos com índices menores do que um metro quadrado de área verde por habitante, enquanto o ideal é 25 metros quadrados por cidadão, conforme padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Paulo Alexandre vai também adotar controle de emissão de poluentes de atividades portuária e retroportuária, que impactam diretamente em bairros como Macuco e Vila Mathias, vizinhos ao cais santista. Paralelo a esta ação, o futuro governo ampliará a fiscalização ao estacionamento irregular de caminhões.
O plano de governo contempla também a expansão de áreas de lazer, com novas praças em pontos da Zona Intermediária.
Urbanismo e serviços
Substituição da atual iluminação de rua por lâmpadas de maior potência é uma das reivindicações dos moradores e também está no plano de governo do candidato do PSDB. Para a melhoria nos serviços de zeladoria, os bairros da Zona Intermediária ganharão padronização e acessibilidade no passeio público com o Programa Calçada para Todos.
As ruas desta região também ganharão mais coletores de lixo doméstico e reciclável. Outras melhorias que Paulo Alexandre pretende adotar são a sinalização viária eletrônica nas ruas de Santos e a instalação de câmeras de segurança nos bairros, interligadas ao sistema de monitoramento da cidade.
Continuidade
Mais cursos de qualificação profissional, área que o candidato conhece por ter sido durante um ano secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, é compromisso do plano de governo de Paulo Alexandre Barbosa. A Zona Intermediária conta hoje com uma marca da atuação do candidato: a USP Mar, campus localizado na escola Cesário Bastos, na Vila Mathias, inaugurado neste ano com o curso de Engenharia de Petróleo.
Ele dará também continuidade a iniciativas importantes já implantadas enquanto esteve à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico, como a reforma da Hospedaria dos Imigrantes para implantação da Fatec. O prédio começou a ser restaurado com R$ 30 milhões liberados pela esfera estadual e o Governo Paulo Alexandre acompanhará o andamento das obras e trabalhará em parceria com o Governo do Estado.