A cidade do livro acaba de ganhar mais uma valiosa opção cultural. Na quinta-feira (17), foram abertas as cortinas do novíssimo e belo Teatro Municipal Adelia Lorenzetti, em Lençóis Paulista. A inauguração da mais nova sala de espetáculos da região de Bauru contou com a presença do deputado Pedro Tobias, presidente estadual do PSDB.
O deputado elogiou a obra e cumprimentou a prefeita Bel Lorenzetti e o vice-prefeito José Antônio Marise, ambos do PSDB, por terem conduzido os trabalhos de construção do teatro com competência, o que resultou em um prédio de arquitetura arrojada e de excelente qualidade.
A obra consumiu R$ 7,2 milhões. Deste valor, 75% foram obtidos junto à iniciativa privada por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, e os 25% restantes vieram de recursos da Prefeitura Municipal. O teatro levou oito anos para ficar pronto. Para Pedro Tobias, a espera valeu a pena, pois o espaço ficou moderno e funcional e deverá atender plenamente as necessidades do público e dos artistas.
A capacidade do teatro é de 580 lugares. Os espectadores contarão com um ambiente climatizado, cafeteria e um saguão espaçoso que poderá abrigar as mais variadas mostras e exposições artísticas. Questões relacionadas à sustentabilidade também foram consideradas na elaboração e construção do teatro. As paredes de vidro favorecem a iluminação natural e ajudam a economizar energia. Além disso, o prédio conta com o sistema de captação, armazenamento e reaproveitamento da água da chuva.
Para a prefeita Bel Lorenzetti, “o teatro vem para completar o conjunto de equipamentos culturais da cidade, ampliando as possibilidades e oportunidades de cultura, lazer, aprendizado e crescimento das pessoas”. Para o deputado Pedro Tobias, ao investir pesado na promoção de educação e cultura em Lençóis Paulista, a prefeita Bel dá um exemplo que deveria ser seguido pelos demais municípios. Na opinião do deputado, quanto mais a população tem acesso à educação e cultura, mais ela é capaz de aprimorar o senso crítico e de desenvolver a cidadania, itens essenciais para a construção de uma sociedade mais progressista.