São Paulo vai ganhar mais 30 AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial) abertas por 24 horas nos próximos anos. O anúncio foi feito por José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura da cidade, ontem, 9 de agosto, durante visita à AMA Chácara Cruzeiro do Sul, na Tiquatira, Zona Leste de São Paulo.
Hoje, da rede de AMAs criada desde que Serra assumiu a Prefeitura, 17 unidades funcionam em horário integral. “Vamos quase triplicar o número atual”, disse Serra. Outra novidade que vai entrar em vigor com Serra prefeito é a criação de uma central unificada de marcação de consultas, o que envolverá os serviços da rede municipal e estadual.
As AMAs 24 horas, explicou Serra, virão para complementar o trabalho das UBSs (Unidade Básica de Saúde) e pronto-socorros. “Vamos abrir essas unidades nas regiões de maior demanda na cidade”, ressaltou. As 120 AMAs em funcionamento em São Paulo atendem 10,5 milhões de pacientes por ano.
Já a central de agendamento de consultas virá para melhorar o sistema. “Falta marcação eficiente, já que a rede cresceu muito nos últimos anos”, explicou Serra.