Desde o início dos anos 2000 se arrastava o processo de construção de um hospital em M’Boi Mirim, região onde vivem quase 600 mil pessoas que não tinham nenhum hospital. Foi só em 2005, graças a uma parceria entre Prefeitura, Estado e iniciativa privada, com Serra prefeito, que o hospital saiu do papel.
As obras se estenderam até 2008 quando foi inaugurado o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch. A gestão dos serviços cabe ao Hospital Israelita Albert Einstein, um dos melhores hospitais do país, e a administração, à Organização Social de Saúde Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam).
Com 27 mil m² de área construída, o hospital entregou 240 novos leitos de internação à cidade e é referência para 43 unidades de saúde.
O foco é o atendimento de urgências, emergências e parto. A 30 km do Centro da cidade, o M’Boi Mirim é o único hospital da região, composta pelos bairros Jardim Ângela e Jardim São Luiz. Tem capacidade para mil internações e 25 mil atendimentos de urgência por mês.
O hospital conta com dez salas de cirurgias e quatro salas de parto. Desde julho de 2008 ele integra a rede do Programa Mãe Paulistana, de atendimento à gestante.