Início Eleições 2012 Comissão aprova vinda de presidente da Petrobras para explicar denúncia de propina

Comissão aprova vinda de presidente da Petrobras para explicar denúncia de propina

Menos de 24 horas após a Câmara impor derrota humilhante a Dilma ao criar comissão externa para ir à Holanda investigar denúncia de propina envolvendo a Petrobras, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou mais um requerimento do PSDB visando esclarecer os fatos. Os deputados acataram nesta quarta-feira (12) proposta do deputado Vanderlei Macris (SP) que pede a vinda da presidente da estatal, Maria das Graças Foster, para dar explicações. Ela terá 30 dias para comparecer ao colegiado.

A denúncia envolve o pagamento da propina pela empresa holandesa SMB Offshore, que aluga plataformas de petróleo para clientes do mundo inteiro. Em outubro do ano passado, um ex-funcionário da firma vazou dados de uma auditoria interna sobre o pagamento de propinas de até US$ 250 milhões. A suspeita é que, desse montante, US$ 139 milhões teriam sido destinados a intermediários e funcionários da Petrobras em troca de encomendas de plataformas de produção.

Se Graça Foster não vier dentro deste prazo, ficou acertada, por sugestão do PMDB, a votação de outro requerimento de Macris envolvendo o tema: o de convocação do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, para falar sobre o mesmo assunto. Também de autoria de Macris, por hora o requerimento foi retirado de pauta.

“Este requerimento está em plena sintonia com a decisão de ontem do plenário de aprovar a comissão externa. Queremos dar a oportunidade para a presidente da Petrobras esclarecer ao Congresso e à sociedade como a Petrobras está lidando com essa denúncia de pagamento milionário de propina”, disse Macris ao chamar a atenção para o montante milionário envolvendo a denúncia.

Também integrante da comissão, o deputado Vaz de Lima (SP) se referiu à decisão adotada ontem pela Câmara de aprovar a ida de deputados à Holanda. “A Câmara está dando um grito de liberdade e demonstra sua vontade de cumprir seu papel de fiscalizar o Executivo. A alforria que o Parlamento está buscando – e que está comissão ratifica – mostra que estamos no caminho certo. Espero que rapidamente Graça Foster venha para dar explicações”, afirmou Vaz.

Do Portal do PSDB na Câmara

Artigo anteriorIdealizadores do Real discutem futuro do Brasil
Próximo artigoCâmara chama 10 ministros e presidente da Petrobras para esclarecimentos