Início Eleições 2012 Complexo Viário do Polo de Itaquera leva mais desenvolvimento à região leste...

Complexo Viário do Polo de Itaquera leva mais desenvolvimento à região leste da capital

As obras do Complexo Viário do Polo Itaquera contribuem com a acessibilidade e melhoram o desenvolvimento da zona leste da capital. A ação visa a melhorar o fluxo de pessoas que se deslocam para outras regiões para trabalhar ou estudar, além de melhorar a locomoção de quem mora na região.

O empreendimento começou a ser construído com as obras de Integração do Sistema Viário da Avenida Radial Leste ao Futuro Polo Institucional de Itaquera. São elas: a avenida de ligação Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiro Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos; nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury; adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera; e adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea).

Já a segunda etapa teve início com as obras das alças viárias que farão a ligação entre a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial) e a Avenida Jacu Pêssego, em Itaquera. Também está prevista a construção de uma passarela que fará a ligação da região norte do bairro de Itaquera ao futuro estádio do Corinthians, sobrepondo os trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges.

A travessia para pedestres facilitará a circulação das pessoas que pretendem chegar ao estádio e ao Polo Institucional taquera. Além da Arena, Itaquera receberá uma série de outros equipamentos públicos, como fórum, unidades da Fatec, da Etec, do Senai, um Centro de Convenções e polo tecnológico.

Melhoras
Com a nova Avenida sentido norte-sul, as Avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste estarão ligadas à Avenida Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder, ligando a Av. Itaquera à Miguel Inácio Curi, facilitando o acesso a partir da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera do Metrô.

Já as novas alças facilitarão a interligação entre a Nova Radial e a Jacu Pêssego e vão melhorar a locomoção dos torcedores que passarem pela região em dias de jogos, criando uma alternativa pela Marginal Tietê e Rodoanel, aliviando o tráfego na Radial Leste.

A Radial e a Jacu Pêssego são os dois principais eixos viários do extremo Leste de São Paulo. A ligação entre as vias facilitará o acesso da região à Marginal Tietê, Rodovia Ayrton Senna e Rodoanel. Serão construídos dois viadutos ligando as duas avenidas e um pontilhão sobre o Rio Verde para passagem de veículos na Avenida Rosa Campanella.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorMunicípio de Areiópolis recebe 141 casas da CDHU
Próximo artigoAeroporto de Fortaleza terá terminal provisório na Copa, diz ministro