Início Eleições 2012 Compromisso de Serra com os jovens: mais ensino técnico, centros culturais e...

Compromisso de Serra com os jovens: mais ensino técnico, centros culturais e bilhete único para o lazer aos finais de semana

Serra esteve na Assembleia Mensal do Movimento Universitário

“A juventude de São Paulo vai ter mais educação e cultura”. Foi o compromisso assumido por José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, com os jovens neste domingo, 21 de outubro. Serra participou da Assembleia Mensal do Movimento Universitário, em encontro no bairro da Lapa, Zona Oeste.

Na educação, haverá ainda mais esforço na expansão do ensino técnico e profissionalizante. Na cultura, espaços como o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na Vila Nova Cachoeirinha, vão se multiplicar pela cidade, com novas unidades nas zonas Leste, Noroeste e Sul. Mais novidades boas: haverá também um Bilhete Único do sábado à tarde até o domingo, o que vai estimular mais gente a passear pela maior metrópole brasileira aos finais de semana, e um programa de prevenção à violência nas escolas, feito em parceria com a Fundação Casa.

“O mundo exige cada vez mais conhecimento e é por isso que nós vamos ampliar a carga horária do ensino básico e investir mais no ensino técnico e profissionalizante, levando os cursos técnicos para todos os CEUs, à noite”, disse Serra. O candidato explicou que desde que assumiu o Governo do Estado, em 2007, as vagas no ensino técnico subiram de 28 mil para 68 mil na capital. “Temos 7 mil alunos estudando nos CEUs à noite”, disse. “Vamos completar o programa, chegando a outros 7 mil, 8 mil estudantes”.

Uma marca de Serra, a área cultural, que pelas suas mãos já ganhou o Museu do Futebol, o Museu Catavento (voltado para ciência e tecnologia) e o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (voltado principalmente para arte jovem e urbana), seguirá sendo tratada com carinho. “Vamos levar os Centros Culturais da Juventude para as zonas Leste, Noroeste e Sul, além de multiplicar as Fábricas de Cultura, que levam dança, teatro e música para os jovens”, explicou.

Nessa linha, o Bilhete Único do sábado à tarde até o domingo vem para estimular a todos a circularem pela capital. “Além disso, no que se refere aos ônibus, precisamos aumentar as linhas para quem trabalha à noite e oferecer incentivo para o uso em horários alternativos”, afirmou Serra. “Assim, quem puder, vai redistribuir seus horários e usar os ônibus fora dos momentos de pico, aliviando o sistema”.

Para o candidato, fazer o novo é inovar. Ir além do que já foi feito. “E ninguém melhor do que vocês, que são o futuro, para avaliar isso”, disse Serra, recebido com aplausos pelos jovens presentes ao encontro.

As estudantes Thaís Ramalho Araújo, de 23 anos, e Angela Ferreira de Moraes Barros, de 32, fizeram questão de registrar que avaliam Serra muito bem. “Voto no Serra porque ele tem as melhores propostas”, disse Thaís. “Ao vivo, deu para sentir até mais como o Serra tem credibilidade e sabe o que diz”, completou Ângela.

Brooklinfest

Serra aproveitou a tarde de domingo para prestigiar a 18ª Brooklinfest, festa inspirada na tradicional Oktoberfest alemã, que é realizada anualmente no bairro do Brooklin (Zona Sul), que tem forte influência da imigração alemã.

Recebido com carinho pelos frequentadores, Serra aproveitou para cumprimentar os moradores do bairro.

O Brooklinfest deste ano, realizado ontem e hoje no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos, teve como tema “Culturas Criativas: Educação e Cidadania”.

Artigo anteriorViracopos: prova de negligência
Próximo artigoELEIÇÕES: em São Paulo não se trata apenas de escolher um prefeito — é preciso brecar um projeto hegemônico do PT que ameaça a democracia