A campanha Avança São Paulo invadiu a Zona Sul. Além das caminhadas de José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura da cidade, pela região, já foram organizadas oito caravanas do Avança São Paulo: Santo Amaro, Capela do Socorro, Campo Limpo, M’Boi Mirim, Vila Mariana, Cidade Ademar, Jabaquara e Ipiranga. Na próxima semana será a vez de Parelheiros.
Em todos os eventos, Serra e os integrantes da campanha têm explicado as propostas de governo para a cidade e, principalmente, para a região.
Um dos principais itens na Zona Sul é a mobilidade urbana. “Aqui, na região Sul, uma das grandes prioridades é o transporte”, disse Serra durante visita ao Mercado de Santo Amaro nesta semana. O projeto anunciado por Serra prevê investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão e deve estar pronto ao final de quatro anos.
Na Capela do Socorro, por exemplo, Serra vai fazer o alargamento da Avenida Dona Belmira Marin, desde a Avenida Senador Teotônio Vilela até o Cantinho do Céu. Já na região do Jardim Ângela e Jardim São Luís, haverá a duplicação de3,2 kmda Avenida M’Boi Mirim. Para a Zona Sul como um todo, uma das obras de maior impacto será o prolongamento da Marginal Pinheiros até a Ponte Jurubatuba.
Além das obras viárias, um ponto de destaque é o investimento no Metrô e no Monotrilho para a região. Confira 10 compromissos de Serra para melhorar a mobilidade da Zona Sul:
1. Duplicação da Avenida do M’Boi Mirim;
2. Alargamento da Av. Dona Belmira Marin;
3. Prolongamento da Av. Carlos Caldeira Filho
4. Ampliação da Marginal Pinheiros até a Ponte Jurubatuba;
5. Ligar o Largo 13 com a Chácara Klabin pelo Metrô, ajudando na integração da Linha 2 com a Linha do Metrô;
6. Apoiar a ampliação da Linha 9-Esmeralda da CPTM até o Terminal Varginha, iniciada quando governador;
7. Monotrilho até o Jardim Ângela;
8. Revitalizar o Terminal de ônibus do Jardim Ângela para novos modais;
9. Construção da ponte Graúna;
10. Prolongamento da Av. Chucri Zaidan.
A região conhece o trabalho de Serra. Foi ele quem tirou do papel o Hospital do M’Boi Mirim, que é administrado em parceria com o Albert Einstein. Na área da saúde ele fez ainda as unidades do Instituto Lucy Montoro da Vila Mariana e Morumbi, sem falar nas AMEs Heliópolis e Interlagos.
Serra também retomou as obras da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, que estavam abandonadas em 2005. Entregou a alça e o viário da Ponte do Jurubatuba e inaugurou as estações de Jurubatuba, Autódromo, Grajaú e Primavera-Interlagos da CPTM. Levou várias Etecs para a região Sul e construiu a Fatec Ipiranga. Cidade Ademar também ganhou um Poupatempo e unidade do Bom Prato.