A união do PSDB e a convergência de ideias em torno de um novo projeto para o país serão os destaques da XI Convenção Nacional do partido, marcada para este sábado (18) em Brasília. Filiados da legenda vindos de todas as partes do país, lideranças nacionais e regionais, governadores, parlamentares e prefeitos estarão reunidos para eleger a nova executiva tucana, que terá o senador Aécio Neves (MG) como presidente em substituição ao deputado Sérgio Guerra (PE).
Os deputados tucanos afirmam que a convenção será um momento histórico no qual o partido se apresentará à nação como a alternativa mais viável ao atual governo. Durante o evento serão escolhidos ainda 236 nomes para o Diretório Nacional, entre eles o secretário geral da legenda e os vice-presidentes. Todos terão mandato de dois anos. A expectativa dos parlamentares é de que haverá uma renovação de alianças, ideias e propósitos em torno de um grande projeto.
Confira declarações dos tucanos:
“Será uma grande convenção. Talvez a maior que nós já tivemos, na qual escolheremos uma executiva que vai renovar e reinventar o partido. O PSDB está se ajustando ao momento que o país vive. E o Brasil precisa de partidos que interajam com a sociedade, que sejam abertos a ideias e nós estamos exatamente com essa proposta.”
Deputado Sérgio Guerra (PE), atual presidente nacional do partido
“Espero uma conscientização de todos os militantes, que renovemos nossas ideias e que possamos crescer cada vez mais, atrair mais filiados. A eleição de uma figura como o senador Aécio representa a renovação de nosso pensamento e creio que vamos ganhar ainda mais força, especialmente em estados onde ainda não temos tanta tradição, como no Rio de Janeiro.”
Deputada Andreia Zito (RJ)
“Esperamos que a convenção contribua para dar mais um passo na harmonização em relação às diversas tendências internas. Vamos resolver questões internas, conciliar as opiniões e buscar estar cada vez mais unidos para fazermos uma campanha forte e vigorosa e assim sermos uma verdadeira alternativa ao lulopetismo que aí está.”
Deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP)
“Há uma grande expectativa para essa convenção. Temos confiança enorme em torno dos programas de um partido cada vez mais forte e com vigor, sobretudo para o ano que vem. O país necessita e merece um rumo melhor, pois está mal administrado. A presidente e sua equipe não o fazem avançar.”
Deputado Antonio Imbassahy (BA)
“Nossa expectativa é a melhor possível. Nosso candidato a presidente se coloca à disposição para organizar o país no Brasil inteiro. Faremos com que toda nossa militância esteja junta para as eleições de 2014. O partido está se reafirmando. Esse é um novo momento, inclusive de olhar para o passado e fazer ainda melhor.”
Deputado Carlos Roberto (SP)
“É um bom momento para reafirmamos nossas ideias e nos organizarmos para fazermos uma campanha vitoriosa no ano que vem, pois o projeto de poder do PT está se esgotando. A partir de então será o momento de conversarmos com a população e construir um projeto ideal para o Brasil. Queremos consolidar algo que empolgue os brasileiros.”
Deputado César Colnago (ES)
“Vamos ter um momento histórico. É a oportunidade de termos um grande consenso em torno do nome de Aécio Neves num momento em que o partido assume ainda mais claramente seu papel de oposição e de apresentar uma alternativa para o país. Ele assumirá a legenda com a grande missão de liderar e conduzi-la como essa grande alternativa para a nação.”
Deputado Domingos Sávio (MG)
“Temos muita esperança na atuação do Aécio, que representa uma nova geração. Junto com as nossas lideranças experientes com Serra, Alckmin, Sérgio Guerra, Tasso Jereissati, e unido à força de outros grandes líderes jovens como Marconi Perillo, assumiremos um novo momento do partido. O brasileiro terá alternativa. Vamos apresentar uma nova agenda.”
Deputado Emanuel Fernandes (SP)
“Vai ser uma grande festa, até porque o partido está unido tanto na Câmara e no Senado, como também nos estados. É o primeiro passo para conquistarmos a Presidência da República.”
Deputado Izalci (DF)
“Estaremos elegendo alguém que provavelmente será também o nosso candidato à Presidência da República. Acredito muito no potencial político e eleitoral do senador Aécio. Vamos eleger ainda toda a executiva que irá trabalhar de forma unida, o que nos traz muita alegria.”
Deputado Luiz Nishimori (PR)
“Tudo que acontece dentro de nosso partido é de interesse nacional. Nesse momento estamos nos preparando para as eleições de 2014. Essa convenção é um marco, pois encerra uma etapa de consolidação. Estamos mostrando que temos propostas, temos um rumo claro e um líder para a disputa do ano que vem.”
Deputado Marcus Pestana (MG)
“Nossa expectativa é que a eleição do senador Aécio como presidente nacional do partido nos dê uma energia a mais. Estamos unificando nossos discursos e teremos um programa para apresentar ao país. Vamos mostrar à nação que temos propostas e que elas são melhores que as do atual governo.”
Deputado Urzeni Rocha (RR)
“Nossa expectativa é de que o partido ouse ainda mais, saia unido dessa convenção e redesenhe um projeto para voltar a governar o país com propostas que contemplem os anseios da nossa população.”
Deputado William Dib (SP)
Do Portal do PSDB na Câmara