Início Notícias do PSDB “Conversa com Secretário” recebe Sérgio Sá Leitão

“Conversa com Secretário” recebe Sérgio Sá Leitão

O encontro “Conversa com Secretário”, organizado pelo Instituto Teotônio Vilela – São Paulo com o apoio do PSDB-SP, recebeu nesta terça-feita (08/10) o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão.

Recebido pelo presidente estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, e pelo presidente do ITV-SP, Flávio Amary, Sá Leitão conversou com a platéia sobre os projetos de sua pasta e a situação difícil pela qual passa o setor no âmbito federal. “Hoje a Cultura vive um momento muito adverso em nível federal. O Ministério da Cultura deixou de existir, passou a integrar a Cidadania, o que não seria grave se houvesse continuidade das políticas e seu aperfeiçoamento. Mas não é o que acontece. Vivemos um momento de refluxo, de regressão”, opinou.

O secretário afirmou que o inverso acontece em São Paulo, onde a Cultura tem recebido uma atenção especial do governador João Doria. “O João Doria é muito atento à área cultural”, afirmou. “A Cultura, historicamente, não é vista como área prioritária. Então temos a responsabilidade de mostrar o quão relevante ela é”, disse.

No Brasil, a cultura e atividades afins representam 2,64% do PIB nacional, valor superior a setores como a indústria têxtil, farmacêutica ou de eletroeletrônicos, e gera 1 milhão de postos de trabalho diretos. Em São Paulo, o setor é responsável por 350 mil empregos diretos.

Leitão elogiou o sistema de Organizações Sociais implantado em São Paulo desde a gestão Mario Covas (1995/2001). “Temos de defender a gestão por OS porque representam um avanço incomensurável se comparado ao que acontece no restante do país”, explicou.

Para o presidente Marco Vinholi, Leitão trouxe uma dinâmica inovadora à Secretaria da Cultura. “Ele trouxe novos ares e nov fôlego para a secretaria”, disse.

Encontros Semanais

Flávio Amary destacou que os encontros com secretários estaduais serão semanais e buscam aproximar as ações do governo do partido, discutindo e expondo temas específicos. “Dentro do nosso planejamento também nos preparamos para realizar encontros regionais em todo o estado”, explicou.

Na próxima semana, o Diretório Estadual receberá o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. Confira o calendário completo do “Conversa com Secretário” em outubro AQUI.