Início Notícias do PSDB Copenhague: Brasil chega despreparado para o evento

Copenhague: Brasil chega despreparado para o evento

Agência Tucana

Por culpa do governo, País perde oportunidade de ser líder na conferência.

Dep. Ricardo Trípoli/Brasília – A um mês da realização da chamada Cop-15, a conferência do clima que será promovida em Copenhague, na Dinamarca, entre os dias 7 e 18 de dezembro, o governo brasileiro ainda não decidiu se vai, ou não, estabelecer uma meta para a redução de gases de efeito estufa. Na avaliação do deputado Ricardo Tripoli (SP), a questão do meio ambiente é mais uma que o governo Lula provoca constrangimentos ao Brasil.

“Estamos perdendo uma grande oportunidade de chegar a Copenhagen como líderes de um processo de mudança do clima”, destaca Tripoli. Ele enfatiza que, como representantes do Estado brasileiro, o governo do presidente Lula deveria levar propostas de políticas públicas indutoras de mudanças climáticas. Propostas estas que poderiam ser seguidas pelos demais países. E, a exemplo de outros países, chegar com uma meta discutida e estabelecida.

O deputado lamenta que, depois de sediar a Eco-92, no Rio, quando mais de cem chefes de Estado discutiram as questões do clima e de assinar o protocolo de Kyoto que previa a diminuição da emissão de gases poluentes e do aquecimento global o Brasil se mostre tão despreparado para a conferência. Segundo lembra, enquanto o presidente Lula faz reunião com ministros, como aconteceu nesta terça-feira, e não resolve nada, o Japão já anunciou a meta de 20% para redução de gases poluentes até 2020.

“Diferente do Brasil, onde ainda existem queimadas, todas as fontes de emissão de gases poluentes do Japão são fixas como a indústria, por exemplo”, citou o parlamentar do PSDB destacando que isso torna mais difícil a redução. O ideal, segundo ele, seria que “o presidente Lula falasse menos e atuasse mais”.

Para Tripoli, a COP-15 seria o momento ideal para o Brasil solidificar uma posição de líder mundial na questão do clima. Ele lamenta que, diferente disse, o governo, mais uma vez, aja sem dar importância a mais uma questão que não é partidária ou de govern, mas do Estado brasileiro e de seu povo.

De acordo com diversas agências de notícias internacionais, a conferência, que será realizada pela UNFCCC Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, deste ano, está sendo esperada com enorme expectativa por diversos governos, ONGs, empresas e pessoas interessadas em saber como o mundo vai resolver a ameaça do aquecimento global à sobrevivência da civilização humana.

Fonte: Agência Tucana

Artigo anteriorCrescem despesas sigilosas do Planalto com cartão
Próximo artigoJPSDB em Brasília