Início Bancada CPI da Petrobras aprecia requerimentos nesta terça; primeiros da lista são de...

CPI da Petrobras aprecia requerimentos nesta terça; primeiros da lista são de tucanos

16251986454_0ff5e0748c_h-300x200A CPI da Petrobras tem duas reuniões marcadas para esta terça-feira (23). A primeira, às 10h, em reunião interna com presidente, relator, sub-relatores e líderes partidários e a segunda, às 14h, para votar requerimentos. Os primeiros 38 itens da pauta são de autoria de tucanos. Entre eles, os pedidos de convocação do tesoureiro do PT, João Vaccari, e do ex-ministro José Dirceu, assinados pelo líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP).

A Justiça Federal aceitou nesta segunda-feira (23) a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Vaccari. Junto com outras 26 pessoas, o petista se tornou réu sob a acusação de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo relatado por integrantes da facção criminosa que atuava na Petrobras, ele seria, no PT, o receptor dos recursos ilegais desviados da empresa. Em depoimento na CPI, o ex-diretor da estatal Pedro Barusco reafirmou a participação de Vaccari no esquema.

Já José Dirceu faturou incríveis R$ 4,2 milhões em 2013, ano em que esteve preso por corrupção ativa, conforme revelaram documentos da Operação Lava Jato na última semana. Uma das principais suspeitas para tão notável sucesso é que o dinheiro enviado para a JD Consultoria e Assessoria –empresa do ex-ministro – tenha sido desviado de contratos da Petrobras. Recentemente, Dirceu escreveu em seu blog: “a Petrobras é nossa e ninguém tasca”.

Há ainda pedidos de quebras de sigilo. Entre os alvos estão Barusco, Dirceu e Renato Duque, o ex-diretor que seria uma das pontas da tríplice aliança, tendo Vaccari e Barusco como parceiros na recepção de propinas de empreiteiras. Os deputados Antonio Imbassahy (BA), Otavio leite (RJ) e Bruno Covas (SP) assinam outros requerimentos. Na última semana, o presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-BA), avisou que serão priorizadas as propostas consideradas primordiais pelo relator, sub-relatores e líderes. Essa definição deverá ocorrer na reunião interna, pela manhã.

Artigo anteriorPSDB Mulher abraça novas metas mundiais de igualdade de gênero estabelecidas em Conferência da ONU
Próximo artigoPara Imbassahy, TCU precisa reafirmar papel técnico em pareceres sobre Petrobras