Início Notícias do PSDB DE LUTO, PSDB CANCELA COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS

DE LUTO, PSDB CANCELA COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS

Em virtude da morte de Ruth Cardoso, o PSDB cancelou os eventos comemorativos aos 20 anos do partido, que seriam realizados nesta quarta-feira. Hoje, mesma data do aniversário da legenda, ocorreria uma sessão solene no plenário do Senado em alusão à data e outras atividades pelo país. Fundadora do PSDB, a esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso morreu nessa terça-feira à noite, aos 77 anos, em sua residência na capital paulista.

Em nota, os médicos Arthur Beltrani Ribeiro, Walter Lima e Edson Stefanini afirmam que Ruth Cardoso faleceu “subitamente”, às 20h40, vítima de arritmia grave decorrente de doença coronariana. Eles recordam ainda que, na véspera, ela tinha sido submetida a um cateterismo que “revelou doença coronária de extensão similar à doença já revelada em cateterismos realizados em 2006”.

PERFIL

Paulista de Araraquara, Ruth Corrêa Leite Cardoso nasceu em 19 de setembro de 1930. Antropóloga de formação, foi professora da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou, assim como Fernando Henrique. Lecionou também em universidades no exterior como a Maison des Sciences de L´Homme (Paris), Universidade de Berkeley (Califórnia), Universidade de Columbia (Nova York) e Universidade do Chile (Santiago do Chile).

Marcou sua passagem como uma primeira-dama que tinha agenda própria. Em 1995, fundou e presidiu o programa “Comunidade Solidária”, que consistia em uma série de ações de combate à pobreza e à exclusão social. Implementou redes sociais de longo alcance no país, aplicando o conceito de desenvolvimento local sustentável. Defendia o uso de novos métodos para erradicar a pobreza no Brasil que, segundo ela, deveria se dar pelo envolvimento mais profundo do cidadão nas políticas sociais.

A estratégia dos programas de Ruth Cardoso se baseava na identificação das vocações naturais e potencialidades nas comunidades carentes. Com isso, as próprias comunidades eram estimuladas a criar e manter programas de geração de riqueza e renda.

Publicou vários livros e trabalhos sobre imigração, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho. Atuou também em organizações não-governamentais como a Alfabetização Solidária (AlfaSol). Era casada com Fernando Henrique desde 1953, com quem teve três filhos.

Velório

De acordo com a assessoria do Instituto Fernando Henrique Cardoso, o corpo de Ruth Cardoso será velado das 11h às 21h desta quarta-feira na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes – Estação da Luz). Amanhã, às 10h, ocorrerá o translado para o Cemitério da Consolação, também na capital paulista, onde ocorrerá o enterro.

Artigo anteriorPSDB VAI UNIDO PARA A CONVENÇÃO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Próximo artigoPSDB MULHER PROMOVE MAIS UM CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CANDIDATAS