“Uma das nossas maiores áreas de atuação parlamentar está voltada às pessoas com deficiência. Temos várias leis aprovadas e outros projetos tramitando no Legislativo paulista com o objetivo de construirmos juntos uma sociedade inclusiva, de respeito às diferenças e mais justa para todos nós”, ressalta a deputada estadual Célia Leão (PSDB-SP).
A declaração da parlamentar neste dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem por objetivo sensibilizar a opinião pública sobre as questões relacionadas à deficiência e mobilizar o apoio à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das pessoas com deficiência. Também se propõe a promover a conscientização sobre os benefícios derivados da inclusão das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, econômica e cultural.
O tema do Dia Internacional está baseado no objetivo do pleno e efetivo exercício e gozo dos direitos humanos pelas pessoas com deficiência e sua participação na sociedade em igualdade de condições, estabelecido no Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência, aprovado pela Assembléia Geral em 1982.
Na Resolução 62/127, aprovada pela Assembléia Geral em 18 de dezembro de 2007, decidiu-se pela alteração da denominação da data para Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que antes denominava-se Dia Internacional do Deficiente.