O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) cobrou nesta quinta-feira, 22, do governo Lula uma fiscalização mais rigorosa sobre o uso dos cartões corporativos utilizados por funcionários de órgãos estatais.
De acordo com dados do Portal da Transparência, mantido pelo próprio governo, a TV Brasil descumpriu as regras que limitam os saques com os cartões em 30% das despesas de cada órgão. Segundo o portal, servidores da Empresa Brasil de Comunicação – vinculados à TV Brasil – gastaram em saques mais da metade dos R$ 162 mil disponíveis em 2008.
O descumprimento das regras referentes ao uso dos cartões corporativos é visto por Duarte como reflexo da falta de fiscalização que tomou conta do atual governo.
Segundo ele, a CPI instalada em 2008 buscou combater o mau uso dos cartões e aplicar regras específicas, mas com seu término “a desordem se manteve na gestão petista”. “Passado o momento de efervescência da CPI, o governo voltou a se fazer de bobo e continua não fiscalizando a utilização dos cartões”, criticou.