O deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB-SP) pretende adotar o projeto de lei apresentado pela estudante Stephanie Gabriele Nogueira Calixto Ferreira, 12 anos, moradora do Jardim Mariana 1, região leste de São José dos Campos, selecionado pelo programa educativo Câmara Mirim.
O projeto de lei foi um dos três selecionados pela comissão julgadora da Câmara Federal, que recebeu neste ano 604 propostas enviadas por alunos do ensino fundamental de todo o Brasil ao site “Plenarinho”.
O projeto de Stephanie, única classificada do Estado de São Paulo, prevê a impressão das cédulas com valor em número e por extenso em linguagem Braille.
A estudante afirma que se inspirou no tio paterno Pedro Santos Nogueira, 58 anos, para elaborar o projeto. Ele é deficiente visual há cerca de 30 anos.
Stephanie Gabriele Ferreira estuda desde a 1ª série na escola Elizabete de Paula Honorato, no Jardim Mariana 1, construída e inaugurada por Emanuel no último ano de seu segundo mandato como prefeito de São José dos Campos.
Na próxima quinta-feira (23), Stephanie participa em Brasília, às 10 horas, de uma sessão especial do programa Câmara Mirim, que simula uma sessão do Plenário da Casa. Os três projetos selecionados serão debatidos e votados no plenário da Câmara por cerca de 400 deputados mirins. O deputado Emanuel Fernandes estará presente na sessão para acompanhar a estudante.
Para o parlamentar, a adoção do projeto é uma forma de “incentivar o espírito de protagonismo” da estudante joseense. “Para mim é um orgulho que a aluna selecionada entre tantas propostas enviadas de todo o Brasil seja de São José e estude em uma escola municipal construída em meu mandato”, afirma Emanuel.
“Durante oito anos fui a todas as escolas municipais e sempre procurei incentivar os alunos a perseguir seus sonhos e ser tornarem protagonistas”, completou.
Dos 604 projetos apresentados por estudantes do ensino fundamental de todo o País, três foram selecionados. Os estudantes Eustáquio Stemler de Godói Quintão, de Belo Horizonte (MG) e Frederico Fraga Nascimento, de Guanambi (BA) também foram contemplados.
Os três autores dos projetos selecionados foram premiados com passagens aéreas e hospedagem em Brasília, onde defenderão suas propostas na tribuna.