O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa que proíbe a venda, a entrada, a degustação, o consumo e, também, a propaganda de qualquer tipo de bebida alcoólica nos estádios de futebol durante a Copa do Mundo, nos jogos realizados no Estado de São Paulo.
Atualmente, a venda de bebidas alcoólicas em estádios do País está proibida por conta do estatuto do torcedor e por causa da legislação própria de alguns estados como é o caso de São Paulo.
“Apresentamos esse projeto de lei, acrescentando a proibição da propaganda, pois acreditamos que é um forte incentivo aos jovens a consumir bebidas alcoólicas. O Governo de São Paulo vem fazendo uma grande campanha de combate ao consumo de álcool por menores, o nosso Estado tem legislado de forma eficiente e de acordo com o interesse público para melhorar o convívio social e não devemos ir na contramão, incentivando esse consumo através de propagandas durante a Copa do Mundo”, disse Orlando Morando.
No Brasil e no Estado de São Paulo, a população está enfrentando um grave problema com o alto consumo de bebidas alcoólicas, que hoje é uma epidemia de saúde pública. Brigas e confusões dentro e fora dos Estádios, nas ruas, no trânsito, ocasionando muitos acidentes, lesões corporais e até mortes dos mais variados tipos, estão acabando com o sossego dos torcedores de verdade que querem se divertir e torcer.
“Precisamos criar nos estádios um ambiente mais saudável e seguro para as famílias. Bebida alcoólica não combina com esporte. Pelo contrário, o esporte é uma das alternativas mais importante para afastarmos nossos jovens do álcool e das drogas”, explicou o deputado Orlando Morando.
Segundo o deputado não se deve aceitar que em eventos esportivos, por mais importantes que sejam como a Copa do Mundo do Brasil em 2014, seja liberada bebida alcoólica. “Não podemos ser pautados pelos interesses financeiros ligados ao esporte. A legislação deve contribuir de forma decisiva para a redução dos índices de violência dentro dos estádios de futebol”, finalizou.