Início Destaques Deputado Orlando Morando confirma início do processo de contratação do Metrô ABC

Deputado Orlando Morando confirma início do processo de contratação do Metrô ABC

Em audiência com o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, na manhã desta sexta-feira (03/02), o deputado estadual Orlando Morando, teve a confirmação da publicação do chamamento público para que as empresas interessadas apresentem suas propostas e projetos para o desenvolvimento da Linha 18 – Bronze, o monotrilho que vai ligar a capital ao ABC.

Este processo é utilizado nas PPPs (Parcerias Público-Privado). Se uma empresa apresenta seu projeto e se não é a vencedora, ela terá esse valor reembolsado pela vencedora da licitação.

O deputado Orlando Morando que no ano passado foi o relator especial do projeto de lei, que autorizou empréstimos junto ao BNDES, Caixa Econômica Federal e órgãos internacionais para investimentos no Metrô do ABC, segue tendo forte atuação junto ao Governo do Estado. “Vamos continuar priorizando em nosso mandato a construção desse importante traçado para a região do ABC, que será a primeira linha do metrô a sair da cidade de São Paulo”, comentou o deputado.

O orçamento estimado para a construção da linha é de R$4,1 bilhões. A Linha 18 – Bronze, que passará por Santo André, São Caetano e São Bernardo, terá 20 km de extensão, 19 estações, 25 trens, 2 pátios e 4 terminais integrados, atendendo uma população estimada 400 mil diariamente. A projeção é de o intervalo entre os trens ser de menos de três minutos.

Na primeira fase do projeto, os trens vão sair da Estação Tamanduateí e vão seguir para São Caetano pela Avenida Guido Aliberti, antes de circular na divisa entre Santo André e São Bernardo, na Avenida Lauro Gomes. De lá, o monotrilho continuará até o Paço Municipal de São Bernardo pela Avenida Pereira Barreto. E, na segunda fase, o metrô chegará até o Grande Alvarenga.

“A partir desse momento, o Metrô no ABC deixa de ser um projeto e se torna efetivamente uma realidade. As obras estão previstas para ter início no próximo ano e a expectativa é que em 2015 o Metrô no ABC já esteja em funcionamento”, afirmou o deputado Orlando Morando, que é líder do PSDB na Assembleia Legislativa e membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações.

 

Artigo anteriorEm visita a Jaú, Alckmin anuncia investimentos na SP-304
Próximo artigoPEDRO TOBIAS PRESTIGIA REUNIÃO REGIONAL DO PSDB EM OURINHOS